00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5072
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Jessica do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7443699702785805pt_BR
dc.creatorFerraz, Amanda Raquel da Rocha Sarmento-
dc.date.accessioned2019-04-23T12:49:49Z-
dc.date.available2019-04-23T12:49:49Z-
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.citationFERRAZ, Amanda Raquel da Rocha Sarmento. A utilização da internet feita por crianças com idade entre 5 e 10 anos. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5072-
dc.description.abstractA large part of the global population uses the Internet as a significant tool to aid in day-to-day procedures, and this type of access has extended not only to the needs of adults and adolescents, but also to children. It is possible to verify that the history of the evolution of the Internet brings with it aspects that reflect even today in society, culture and economy. An innovation developed in a delicate period of world history and that has become so effective nowadays, it certainly could not be a subject little studied or debated. Therefore, it is necessary to search effectively for the interactions between children and the digital world, the internet world. In this sense, it is a qualitative bibliographic research that sought to investigate the processes of Internet insertion in childhood, more specifically among children aged 5 to 10 years, seeking academic contributions to systematize the benefits and adversities of the use made by children, pointing to aspects such as parental and school mediation. For this, the study follows a qualitative bibliographical research approach. Finally, the articles gathered allowed the identification of how the Internet can start in the child's life, as well as understand how the mediations of the school and parents and guardians are important in the prevention of possible annoying situations suffered in childhood in online environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCrianças 5-10 anospt_BR
dc.subjectChildren 5-10 yearspt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA utilização da internet feita por crianças com idade entre 5 e 10 anospt_BR
dc.title.alternativeUsing the internet by children aged 5 to 10 years oldpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoGrande parte da população global utiliza a Internet como uma ferramenta significativa para auxiliar procedimentos diversos do dia a dia, e esse tipo de acesso tem se estendido não só às necessidades de adultos e adolescentes, mas também se aplicado com intensidade ao público infantil. É possível verificar que a história da evolução da Internet traz consigo aspectos que refletem até os dias de hoje na sociedade, na cultura e na economia. Uma inovação desenvolvida em um delicado período da história mundial e que se tornou tão eficaz na atualidade, de certo não poderia ser um tema pouco estudado ou debatido. Sendo assim, torna-se necessária a busca efetiva sobre as interações entre as crianças com o mundo digital, o mundo da internet. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico que buscou investigar os processos da inserção da internet na infância, mais especificadamente entre crianças com idade de 5 a 10 anos, buscando contribuições acadêmicas para sistematizar os benefícios e adversidades do uso feito pelas crianças, apontando aspectos como a mediação parental e escolar. Para isso, o estudo segue uma abordagem de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Por fim, os artigos reunidos permitiram a identificação de como a internet pode iniciar na vida criança, bem como compreender como as mediações da escola e dos pais e responsáveis são importantes na prevenção de possíveis situações importunas sofridas na infância em ambientes online.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização da internet feita por crianças com idade entre 5 e 10 anos.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.