00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4082641028014994pt_BR
dc.contributor.referee1Grigoletto, Evandra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.contributor.referee2Barretto, Elvira Simões-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.creatorSouza , Cristiane Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935086019757985pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-11T18:16:44Z-
dc.date.available2019-03-29-
dc.date.available2019-04-11T18:16:44Z-
dc.date.issued2019-02-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Cristiane Gomes de. “Mulher” de negócios no discurso do empreendedorismo: a liberdade em condições de subalternidade. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4996-
dc.description.abstractThis thesis analyzes SEBRAE's discourse on corporate business women in the development of their practices, projects, publicity pieces and awards from women entrepreneurship. The present study aims to identify FDEF as a constitutive space of convergence, divergence and silence among these women. The research was based on the theoretical and methodological assumptions of Discourse Analysis (AD) of French origin, affiliated to Pêcheux, and Psychoanalysis for the understanding of the effects of the discursive materiality of SEBRAE on the "woman" of business. It is argued that the inter-discourse relations of SEBRAE on the "woman" of business, about female entrepreneurship, contribute, ideologically and unconsciously, to the constitution of hegemonic discourses that elect contemporary female entrepreneurship as the only possible model of wealth generation , freedom and lack of effort of the woman's suffering. From these concepts, the training course of the female subject is emphasized, understanding the ideology as determined by the class struggle, and desire, lack, and the other as determinant (unconscious) between their relations. Based on the analysis of 16 discursive sequences about women recognized and awarded a digital version on the page of the SEBRAE Mulher de Negócios (PSMN) Award, we can see how the representation of the "woman" of business is built, with the certain postures and the mobilization of sayings, some materialized and others silenced by publicity. Contradiction is seen as the predominant tone of the trajectory, which occurs with the normalization of meanings, homogenization of behaviors, relating women to commodities, so that in the process of overcoming, they have to undergo adverse family conditions before reaching professional success until they can break away and achieve their emancipation.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectMulheres – Empregopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectWomen – Employmentpt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectPsychoanalysispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.title“Mulher” de negócios no discurso do empreendedorismo: a liberdade em condições de subalternidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta tese analisa o discurso do SEBRAE sobre a mulher de negócios corporificada no desenvolvimento de suas práticas, projetos, peças publicitárias e premiações advindos do empreendedorismo feminino. O presente estudo tem como objetivo identificar a FDEF como espaço constitutivo de convergência, divergência e silêncio entre essas mulheres. A pesquisa tomou como base os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, filiada a Pêcheux, e da Psicanálise para o entendimento dos efeitos da materialidade discursiva do SEBRAE sobre a “mulher” de negócios. Defende-se que as relações interdiscursivas do SEBRAE sobre a “mulher” de negócios, acerca do empreendedorismo feminino, contribuem, de forma ideológica e inconsciente, para a constituição de discursos hegemônicos que elegem o empreendedorismo feminino contemporâneo como único modelo possível de geração de riqueza, liberdade e desfaçatez do sofrimento da mulher. A partir desses conceitos, enfatiza-se o percurso de formação do sujeito mulher, entendendo a ideologia como determinada pela luta de classes, e o desejo, a falta, e o outro como determinante (inconsciente) entre suas relações. A partir da análise de 16 sequências discursivas sobre as mulheres reconhecidas e premiadas em versão digital na página do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios (PSMN), constata-se o modo como se constrói a representação da “mulher” de negócios, com a valorização de certas posturas e a mobilização de dizeres, sendo alguns materializados e outros silenciados pela publicidade. Verifica-se a contradição como tom predominante da trajetória, que ocorre com a normalização de sentidos, homogeneização de comportamentos, relacionando mulheres às mercadorias, de modo tal que na linha da superação, elas precisam passar por condições familiares adversas antes de alcançar o êxito profissional até que possam romper e alcançar a sua emancipação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Mulher” de negócios no discurso do empreendedorismo a liberdade em condições de subalternidade.pdf1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.