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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4994
Tipo: | Dissertação |
Título: | Influência do ambiente familiar na desnutrição infantil: um estudo caso controle |
Título(s) alternativo(s): | Influence of home environment on child stunting: a case-control study |
Autor(es): | Amorim, Jamile Ferro de |
Primeiro Orientador: | Miranda, Claudio Torres de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Florêncio, Telma Maria de Menezes Toledo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Solymos, Gisela Maria Bernardes |
metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Risia Cristina Egito de |
Resumo: | A desnutrição infantil (déficit estatural) ainda é um problema importante na população brasileira em situação de risco, sendo atribuída atualmente a diversos fatores dentre os quais estão os psicossociais, destacando o ambiente familiar. Sendo assim, essa dissertação se propõe a abordar esta questão por meio de uma revisão da literatura e pela apresentação de um artigo original, com o objetivo de investigar a associação entre a desnutrição infantil (déficit estatural) e o ambiente familiar. Trata-se de um Estudo caso controle incluindo 95 duplas mãe-criança, 47 casos (criança desnutrida) do Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN – Maceió e 48 controles (criança eutrófica) residentes no mesmo bairro e vivendo sob as mesmas condições socioeconômicas. Para avaliação do ambiente familiar utilizou-se o Home Observation for Measurement of the Environment (HOME), nas versões Infant Toddler (0 a 3 anos) e Early Childhood (3 a 6 anos). A saúde mental materna foi avaliada através do Self Report Questionnaire (SRQ-20) e o grau de incapacidade associada pelo Sheehan Disability Scale (SDS) e variáveis sociodemográficas e psicossociais através de um questionário específico. Na análise bivariada apenas a versão IT-HOME mostrou associação estatisticamente significante com a desnutrição infantil (OR= 6,6; IC 95%= 1,4 - 31,0). Na regressão logística da amostra total a escolaridade materna (OR= 3,07; IC: 95%= 1,14 – 8,24) e paterna (OR= 3,45; IC: 95%= 1,30 – 9,18) foram significantes. No EC-HOME a subescala “estimulação do comportamento acadêmico” e escolaridade paterna apresentaram significância estatística (OR= 4,94; IC: 95%= 1,11 – 21,9 e OR= 5,85; IC: 95%= 1,29 – 26,5) respectivamente. Encontrou-se também associação entre a desnutrição infantil e a subescala “envolvimento materno com a criança” do IT-HOME (OR= 35,4; IC: 95%= 1,22 – 1029,5). Estes resultados são indicativos da importância do ambiente familiar no déficit estatural infantil e sugerem a necessidade de estudos prospectivos para um aprofundamento da compreensão do seu papel. Sugere ainda a importância da escolaridade paterna. |
Abstract: | Stunting is still a major public health problems in Brazilian children The stunting is still a problem in the Brazilian population at risk, currently being attributed to several factors among which are the psychosocial, family environment. Thus, this thesis proposes to address this issue through a review of the literature and presentation of an original article, in order to investigate the association between child malnutrition (stunting) and family environment. It is a case control study including 95 mother-child couples, 47 cases (malnourished children) of the Center for Nutritional Recovery and Education - CREN - Maceió and 48 controls (eutrophic children) living in the same neighborhood and under the same economic conditions. To evaluate the family environment it was used the Home Observation for Measurement of the Environment (HOME), in the Infant Toddler version (IT-HOME - 0-3 years) and Early Childhood version (EC-HOME - 3 to 6 years). The maternal mental health was evaluated through the Self Report Questionnaire (SRQ-20) and the degree of associated disability by the Sheehan Disability Scale (SDS) and sociodemographic and psychosocial variables using a specific questionnaire. In the bivariate analysis only version IT-HOME was significantly associated with malnutrition (OR 6,6; 95%CI 1,4 - 31.0). In the logistic regression of the total sample maternal and paternal education (OR 3,07; 95%CI 1,14 – 8,24) and (OR 3,45; 95%CI 1,30 – 9,18 ) were respectivelly significant. In the EC-HOME subscale 'stimulation of academic behavior "and paternal education were statistically significant (OR 4,94, 95%CI 1,11 - 21,9 and OR 5,85; 95%CI 1,29 – 26,5) respectively. We also found association between malnutrition and subscale "maternal involvement with the child" of the IT-HOME (OR 35,4; 95%CI 1,22 – 1029,5). These results suggest the importance of the family environment in child stunting and suggest the need of prospective studies for a deeper understanding of their role. It also indicates the importance of paternal education. |
Palavras-chave: | Deficiências do desenvolvimento - Crianças Desnutrição infantil Vínculo mãe-filho Saúde mental Developmental disabilities - Children Child nutrition disorders Mother-child bond Mental health |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Nutrição |
Citação: | AMORIM, Jamile Ferro de. Influência do ambiente familiar na desnutrição infantil: um estudo caso controle. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Faculdade de Nutrição, Programa de Pós Graduação em Nutrição, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4994 |
Data do documento: | 23-mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FANUT |
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