00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ernani Martins dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2183864514413741pt_BR
dc.creatorFerreira, Noel de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9323503514603596pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-09T18:10:04Z-
dc.date.available2019-03-25-
dc.date.available2019-04-09T18:10:04Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationFERREIRA, Noel de Almeida. Análise Etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio. 2019. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4927-
dc.description.abstractThe course of the Brazilian education is being discussed and a package of changes is proposed to build the one that has been called the New High School. It is presented here a proposal of action aligned to the new demands of this modality. To do this, the previous recognition of this new territory is made, gathering information on how to act with the new rules of the game. In the face of a curriculum that values empirical knowledge and an array that enables the development of elective disciplines, even with themes that receive little or no space within the classrooms, an elective is created whose chosen menu It deals with an old acquaintance: Ethnomathematics. From the choice of civil construction as the research strand, emerges a search for the mathematical essence of the bricklayer. Its mathematical practices and knowledge are analyzed from a scientific standpoint in order to disseminate such ethnomathematics. This arsenal of techniques is taken to the analysis within the school, relating the strategies adopted by these professionals with the theoretical knowledge accumulated in the classrooms. The main objective is to present to students some aspects of the relationship "formal mathematics × Informal mathematics", valuing both and promoting empathy for this unjustly depreciated group.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemática - Pedreirospt_BR
dc.subjectMediçãopt_BR
dc.subjectNovo Ensino médiopt_BR
dc.subjectBrasil.Lei de diretrizes e bases da educação nacional (1996)pt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectEthnomathematics - Bricklayerpt_BR
dc.subjectMeasurementspt_BR
dc.subjectNew High Schoolpt_BR
dc.subjectBrazil.Law of guidelines and bases of national education (1996)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médiopt_BR
dc.title.alternativeEthnomathematical analysis for bricklayers activities: a proposal for adequacy of mathematics teaching for the New High Schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs rumos da educação nacional estão sendo discutidos e um pacote de mudanças é proposto para construir aquele que vem sendo chamado de Novo Ensino Médio. É apresentado aqui uma proposta de atuação alinhada às novas demandas dessa modalidade. Para tal, é feito o reconhecimento prévio desse novo território, coletando informações sobre como atuar com as novas regras do jogo. Diante de um currículo que valoriza o conhecimento empírico e uma matriz que possibilita o desenvolvimento de disciplinas eletivas, até mesmo com temáticas que recebem pouco, ou nenhum, espaço dentro das salas de aula, é criada uma eletiva cuja ementa escolhida trata de uma velha conhecida: a Etnomatemática. A partir da escolha da construção civil como a vertente da pesquisa, emerge uma busca pela essência matemática do pedreiro. Suas práticas e saberes matemáticos são analisadas do ponto de vista científico afim divulgar tal Etnomatemática. Esse arsenal de técnicas é levado para a análise dentro da escola, relacionando as estratégias adotadas por esses profissionais com o conhecimento teórico acumulado nas salas de aula. O principal objetivo é apresentar aos alunos alguns aspectos da relação “matemática formal × matemática informal”, valorizar ambas e promover a empatia por esse grupo injustamente depreciado.pt_BR
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Análise etnomatemática para atividades de pedreiros_ uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio.pdfAnálise Etnomatemática para atividades de pedreiros: uma proposta de adequação do ensino de matemática para o Novo Ensino Médio3.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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