00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O fazer texto : reflexões sobre o conceito de texto a partir de Hjelmslev e da aquisição de linguagem
Título(s) alternativo(s): El hacer texto : reflecciones sobre el concepto de texto a partir de Hjelmslev y de la adquisición de lenguaje
Autor(es): Costa, Lucila Maria Oliveira da
Primeiro Orientador: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee1: Paula, Aldir Santos de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
Resumo: O conceito hjelmsleviano de texto, considerado ponto de origem para a reflexão sobre o texto na Linguística moderna (cf. BENTES & REZENDE, 2008), é marcado pelo que Badir (2005) chama de desespero de inseri-lo na Glossemática, sem haver a fuga aos pressupostos do estruturalismo. Contudo, Hjelmslev apresenta uma concepção conflituosa, ilustrativa do impasse da separação forma / substância: texto pode ser manifestação ou sintagmática que manifesta a paradigmática a língua-; e, ao mesmo tempo, realização da língua e, portanto, transformado em dado para a Glosssemática, que dele vai retirar as formas lingüísticas (HJELMSLEV, [1943] 2006). Neste conflito, transparece um problema: a exclusão do falante, condição para que um texto exista, seja como uma forma manifestada ou como um dado que é realizado. Da mesma forma que Saussure buscou deter esse sujeito que teima em retornar, Hjelmslev o exclui radicalmente e, por isso, há o abalamento de sua definição de texto. Assim, é imprescindível que se inclua o sujeito em uma concepção de texto advinda da Linguística. A natureza deste sujeito, porém, precisa ser problematizada já que resta pouco espaço para que ele seja pensado como sujeito epistêmico. É justamente pensando na natureza desse sujeito que a Aquisição de Linguagem, mais precisamente o Interacionismo, surgido das reflexões de De Lemos é convocado para integrar-se a Hjelmslev, iluminando, assim principalmente produções escritas de cunho enigmático, não explicáveis pela via da Linguística Textual, mas que podem ser consideradas textos, por serem atos regidos pelo esquema.
Abstract: El concepto de texto de Hjelmslev, considerado el punto de origen para la reflexión sobre el texto en la Lingüística moderna (cf. Bentes & Rezende, 2008), es marcado por lo que Badir (2005) llama de desesperación de insertarlo en la Glosemática sin tener que escapar a los supuestos del estructuralismo. Sin embargo, Hjelmslev presenta una visión en conflicto, ilustrativa del escollo de la separación forma/sustancia: el texto puede ser manifestación o sintagmática que manifiesta la paradigmática la lengua y, mientras se mantiene la lengua y la transforma en datos para Glosemática que retirará las formas lingüísticas (Hjelmslev, [1943] 2006). En este conflicto, surge un problema: la exclusión del hablante, condición para que exista un texto, sea como una forma manifiesta o como un dado que se realiza. Al igual que Saussure intentó detener este sujeto que insiste en volver, Hjelmslev lo excluye radicalmente, y por eso, hay un temblor en su definición de texto. Por lo tanto, es imperativo que haya la inclusión del sujeto en un concepto de texto procedente de la Lingüística. La naturaleza de este sujeto, sin embargo, debe ponerse en duda ya que hay poco espacio para que pueda ser considerado como sujeto epistémico. Es pensando en la naturaleza de este sujeto que la Adquisición del Lenguaje, más precisamente el Interaccionismo, que surgió de las reflexiones de De Lemos, es llamado a integrarse con Hjelmslev, iluminando, de esa manera, principalmente las producciones enigmáticas, no explicables por medio de la Lingüística Textual, pero que pueden ser consideradas textos, ya que son actos regidos por el esquema.
Palavras-chave: Glosemática
Texto
Sujeto
Lengua
Glossemática
Texto
Sujeito
Língua
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: COSTA, Lucila Maria Oliveira da. El hacer texto : reflecciones sobre el concepto de texto a partir de Hjelmslev y de la adquisición de lenguaje. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/492
Data do documento: 31-ago-2010
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