06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbalho, José Ivamilson da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024832298280805pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958pt_BR
dc.creatorSá, Zulmira Cordeiro Cintra de-
dc.date.accessioned2019-04-05T14:06:56Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-04-05T14:06:56Z-
dc.date.issued2018-10-17-
dc.identifier.citationSÁ, Zulmira Cordeiro Cintra de. As contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos: estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Salgado Lajes, em Delmiro Gouveia - AL. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4917-
dc.description.abstractThe present work presents Paulo Freire 's experience in youth and adult literacy (EJA), highlighting the changes that have occurred in EJA throughout history, in order to know the adult subject that seeks or continues his studies in this phase. The theoretical basis of the research is based on authors such as Freire (1980), (1987), Gadotti (2013) and Pelandré (1998), who bring fundamental discussions to increase work. The trajectory of Youth and Adult Education in Brazil is related to the history of education itself and its materialization as a teaching modality is marked by a series of events and actions. In this scenario, the educator Paulo Freire appears as a reference in the EJA, through his proposal of innovative literacy. This work also includes a bibliographical and field research carried out at the Municipal School of Basic Education Governador Afrânio Lajes in Delmiro Gouveia-AL. With a qualitativequantitative approach with emphasis on case study and content analysis. Interviews and questionnaires were applied and data analysis was performed. This study aims to analyze the effectiveness of the EJA, as well as the application of the legacy of Paulo Freire, his "method" and his actions within the scope of this modality of teaching, in the aforementioned school. It is concluded that although there are obstacles to the applicability of Paulo Freire's vision, the EJA has persisted and contributed to many individuals getting out of the ignorance in which they live, being able to complete their studies to reach better positions in the job market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs contribuições de Paulo Freire para a educação de jovens e adultos: estudo de caso na Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Salgado Lajes, em Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta a experiência de Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos (EJA), destacando as mudanças ocorridas na (EJA) ao longo da história, de modo a conhecer o sujeito adulto que procura ou dá continuidade aos seus estudos nessa fase. A fundamentação teórica da pesquisa tem por fundamento autores como Freire (1980), (1987), Gadotti (2013) e Pelandré (1998), que trazem discussões fundamentais para o incremento do trabalho. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil está relacionada com a própria história da educação e, sua materialização como modalidade de ensino é marcada por uma série de acontecimentos e ações. Neste cenário, o educador Paulo Freire surge como uma referência na EJA, através de sua proposta de alfabetização inovadora. Este trabalho traz ainda uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Escola Municipal de Educação Básica Governador Afrânio Lajes em Delmiro Gouveia-AL. Com abordagem quali-quantitativa com ênfase em estudo de caso e análise de conteúdo. Foram aplicadas entrevistas e questionários e realizada a análise de dados. Com esse estudo objetiva-se analisar a efetivação da EJA, bem como a aplicação do legado de Paulo Freire, seu “método” e suas ações no âmbito dessa modalidade de ensino, na escola supracitada. Conclui-se que embora existam entraves para a aplicabilidade da visão de Paulo freire, o EJA tem persistido e contribuído para que muitos indivíduos saiam da ignorância em que vivem, podendo concluir seus estudos para alcançar melhores posições no mercado de trabalho.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.