00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4878
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorMelo, Thiago Lessa dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0639855983793212pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-03T17:17:32Z-
dc.date.available2019-03-18-
dc.date.available2019-04-03T17:17:32Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.citationMELO, Thiago Lessa dos Santos. O uso da lousa digital na construção do conhecimento matemático. 2019. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4878-
dc.description.abstractThe present work aims to promote the use of the Digital Lousa in mathematics classes, using the construccionista approach and the collaborative learning method. The text was based principally on the ideas of Seymour Papert, Jean Piaget and José Armando Valente, which summed up in a proactive student, a mediator of collective actions and a process of knowledge construction based on the learning spiral. About the Lousa Digital tool, features and features that make up the main brands on the market are presented, as well as a proposal for a Low Cost Digital Slate based on the project of the American Johnny Lee. The intention is to show the teacher that it is possible build your own Digital Slate, configure the software according to your needs and explore the evolution of mathematical knowledge in the student, where we will use Excel and Geobebra as examples.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo ensinopt_BR
dc.subjectSistematização do conhecimentopt_BR
dc.subjectLousa digitalpt_BR
dc.subjectEducação – Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Teaching studypt_BR
dc.subjectSystematization of knowledgept_BR
dc.subjectDigital Slatept_BR
dc.subjectEducation - Technological innovationspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO Uso da Lousa Digital na Construção do Conhecimento Matemáticopt_BR
dc.title.alternativeThe use of the digital slate in the construction of mathematical knowledgept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa promover o uso da Lousa Digital nas aulas de matemática, utilizando a abordagem construcionista e o método de aprendizagem colaborativa. O texto fundamentasse, principalmente, nas ideias de Seymour Papert, Jean Piaget e José Armando Valente, o que resumesse em um aluno proativo, um professor mediador das ações coletivas e um processo de construção do conhecimento baseado na espiral de aprendizagem. Sobre a ferramenta Lousa Digital, são apresentados recursos e características que compõem as principais marcas presentes no mercado, além de um proposta de Lousa Digital de Baixo Custo, baseada no projeto do norte-americano Johnny Lee. A intenção é mostrar ao professor que também é possível construir sua própria Lousa Digital, configurála, de acordo com sua necessidade, e explorar a evolução do conhecimento matemático do aluno, usando aplicativos como o Excel ou o Geobebra como exemplos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso da lousa digital na construção do conhecimento matemático.pdf11.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.