06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O taekwondo como ferramenta para a inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista (TEA): um relato de experiência no município de Delmiro Gouveia - AL
Autor(es): Correia, Shirlem de Araújo
Primeiro Orientador: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Noélia Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.referee2: Vilela, Cristiano das Neves
Resumo: Este trabalho aborda o Transtorno Do Espectro Autista (TEA): O Taekwondo como prática de inclusão no município de Delmiro Gouveia-AL, trazendo a arte marcial taekwondo para as crianças com TEA, mostrando como esta arte pode auxiliar as crianças autistas no seu desenvolvimento na infância e ao longo da vida, essa pesquisa fala um pouco sobre esse transtorno que é o que a criança autista tem e como ele acontece e é diagnosticada, que é através dos primeiros anos de vida antes mesmo dos três anos de idade já pode ser identificado, com observações dos pais e com ajuda de especialistas como neurologista e psicólogos. A pesquisa traz as dificuldades e os dilemas que a criança com TEA sofre, e como é a realidade de quem tem o TEA. Desta forma o trabalho foi desenvolvido com o intuído de analisar o autismo, e como a prática do taekwondo é benéfico para quem os praticam e principalmente para as crianças com TEA, e como o esporte ajuda na melhoria e no desenvolvimento psíquico, motor e social do autista, e um suporte juntamente com a escola ajudando no desenvolvimento na parte escolar. Abordando também na pesquisa o conhecimento das origens das artes márcias e do taekwondo, pois é de principal importância esses dados, sobre a formação dos professores nesse âmbito das necessidades especiais, pois assim é mais fácil se trabalhar e se relacionar fazendo com que o objetivo de inclusão e de conhecimento seja passado para criança com TEA e é de grande importância essa formação garantindo assim, todos os direitos da criança e do profissional. O principal ponto dessa pesquisa foi a de caso através de entrevista com a criança com TEA e praticante de taekwondo onde ela é entrevistada juntamente com a mãe e assim através das respostas é analisado o desenvolvimento dela desde a entrada na arte marcial até os dias de hoje, concluído assim um ótimo desenvolvimento e confirmação de como a pratica do taekwondo melhorou sua vida. O TEA foi escolhido como objeto de estudo deste trabalho por que se tratar de um transtorno, ao mesmo tempo complexo e interessante, ao passo de tornar-se um desafio para o próprio autista, para a família e também para os profissionais que buscam possibilidades de ensino aprendizagem diversificados. E assim abordando também as lutas como conteúdo na Educação Escolar e de forma pedagógica. Mostrando que não é violência e sim uma forma de ajudar no desenvolvimento das crianças com algumas necessidades e principalmente com TEA, pois essa forma de alternativa pode auxiliar no desenvolvimento da criança, fazendo com que ela possa se tornar independente elevando não só o seu conhecimento mais a sua autoestima.
Abstract: This work deals with Autistic Spectrum Disorder (TEA): Taekwondo as an inclusion practice in the municipality of Delmiro Gouveia-AL, bringing taekwondo martial art to children with ASD, showing how this art can help autistic children in their development in the childhood and throughout life, this research speaks a little about this disorder that is what the autistic child has and how it happens and is diagnosed, which is through the first years of life before even three years of age can already be identified , with observations from parents and with the help of specialists such as neurologists and psychologists. The research brings the difficulties and dilemmas that the child with ASD suffers, and how it is the reality of who has ASD. In this way the work was developed with the aim of analyzing autism, and how the practice of taekwondo is beneficial for those who practice it and especially for children with ASD, and how sports help in the improvement and psychic, motor and social development of the autistic, and a support along with the school helping in the development in the school part. Also, in the research, the knowledge of the origins of the martial arts and taekwondo is of importance, since this data is of primary importance on the training of teachers in this special needs area, since it is easier to work and relate, making the objective of inclusion and knowledge is passed on to children with ASD and this training is of great importance, thus guaranteeing all the rights of the child and the professional. The main point of this research was the case through an interview with the child with ASD and taekwondo practitioner where she is interviewed with the mother and thus through the answers is analyzed the development of her from the entry into the martial art to the present day , thus completing a great development and confirmation of how the practice of taekwondo has improved his life. The TEA was chosen as the object of study of this work because it is a disorder that is at once complex and interesting, while becoming a challenge for the autistic, for the family and also for the professionals who are looking for possibilities of learning. And so addressing also the struggles as content in School Education and pedagogically. Showing that it is not violence, but a way to help the development of children with some needs and especially with TEA, because this form of alternative can aid in the development of the child, causing it to become independent by raising not only their knowledge their self-esteem.
Palavras-chave: Educação
Transtorno do Espectro Autista
Taekwondo
Prática esportiva
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: CORREIA, Shirlem de Araújo. O taekwondo como ferramenta para a inclusão da pessoa com transtorno do espectro autista (TAE): um relato de experiência no município de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4838
Data do documento: 3-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.