06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Diego Rodrigues da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9880703886027925pt_BR
dc.contributor.referee1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.creatorCosta, Mariza Pereira-
dc.date.accessioned2019-04-01T19:08:36Z-
dc.date.available2019-03-07-
dc.date.available2019-04-01T19:08:36Z-
dc.date.issued2018-10-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Mariza Pereira Costa. Educação ambiental: entre a teoria e a prática de ensino na educação básica de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4828-
dc.description.abstractThis paper presents a reflection on the practice of environmental education in the Delmiro Gouveia-AL basic education network. The transversal nature of the environmental issue in basic education is a frequent object of analysis among several authors who have already studied this theme. Among the main issues addressed is the superficial mode and distance between theory and practice of teaching. Are teachers prepared and aware to carry out education focused on social and environmental issues in line with the theoretical and normative framework that guides the theme? Thus, the objective of this work was to analyze the practice of teaching environmental education, in harmony with the existing norms and theoretical propositions for the treatment of the theme. The methodological procedures used were the bibliographical research that brings reflections of authors such as Suavé (2005), Ruffino (2008) Jacobi (2003), Reis (2003), as well as a documentary research, especially with regard to environmental education standards as PCN'S, LDB, guidelines. Finally, for a better understanding, a qualitative exploratory research was carried out, with 25 teachers from 5 different schools of the city. The instrument of data collection was an interview. The data collected were organized into 4 categories, the 1 st category was the environmental education category, here conceptualization and vision; 2 ° training standards for teachers of environmental education; 3 ° teaching and curriculum in environmental education and 4 ° difficulties to work on environmental education. Through the research it was possible to notice that the environmental education is being worked in a distorted way of what is in the documents and guiding bibliographies. To arrive at the reflections presented here, it was necessary to confront theory and practice. In this sense, we seek to reflect through bibliographical references and norms, in order to contribute to the theme through the result I export here.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação ambiental: entre a teoria e a prática de ensino na educação básica de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a prática da educação ambiental, na rede de educação básica de Delmiro Gouveia-AL. O caráter transversal da questão ambiental na educação básica é objeto frequente de análise entre diversos autores que já se debruçaram sobre essa temática. Entre as principais questões abordadas, está o modo superficial e distância entre a teoria e a prática de ensino. Estão os professores preparados e cientes para exercerem a educação voltada para as questões socioambientais em sintonia com o arcabouço teórico e normativo que orienta o tema? Assim, o trabalho teve por objetivo analisara prática do ensino de educação ambiental, em sintonia as normas e proposições teóricas existentes para o tratamento do tema. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica que traz reflexões de autores como Suavé (2005), Ruffino (2008) Jacobi (2003), Reis (2003), assim como, uma pesquisa documental, especialmente no que tange às normas de educação ambiental como PCN’S, LDB, diretrizes. Por fim, para melhor entendimento foi realizada uma pesquisa exploratória qualitativa, com 25 professores de 5 escolas diferentes da cidade. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista. Os dados coletados foram organizados em 4 categorias, a 1° foi a categoria educação ambiental; 2° normas de formação para professores da educação ambiental; 3° ensino e currículo em educação ambiental e 4° dificuldades para trabalhar a educação ambiental. Por meio da pesquisa foi possível notar que a educação ambiental está sendo trabalhada de maneira distorcida da conjuntura documental e bibliografias norteadoras. Para chegar os resultados aqui apresentadas foi necessário defrontar a teoria e a prática. Nesse sentido, buscamos refletir por meio das referências bibliográficas e normas, a fim de contribuir com o tema por meio do resultado exporto.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação ambiental: entre a teoria e a prática de ensino na educação básica de Delmiro Gouveia - AL.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.