06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4816
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamental
Autor(es): Silva, Daniela Moreira da
Primeiro Orientador: Sobral, Marcos Paulo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee2: Barbalho, José Ivamilson Silva
Resumo: O foco central deste estudo de curso é refletir sobre o brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança do ensino fundamental a medida que estabelece esses ambientes, torna-se favorável a comunicação professor - aluno. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral investigar como deve ser a postura pedagógica diante das interações lúdicas que se desenvolve no cotidiano da educação do ensino fundamental, em especial professor aluno. Como seus objetivos específicos: trabalhar o brincar como ferramenta de aprendizagem; estabelecer mecanismos pedagógicos para a aprendizagem no ensino fundamental com o brincar e desenvolver através do brincar o aprendizado da criança. Assim realizouse uma pesquisa bibliográfica dentro da realidade do brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança considerando as contribuições de autores como Silva (2014), Paschoal; Machado (2009), Carbonell (2011), OLIVEIRA (2011) entre outros procurando enfatizar a realidade em se trabalhar com o lúdico como ferramenta pedagógica. À medida que se estabelece ambiente lúdico no ensino fundamental, torna-se possível explorar a comunicação dentro da realidade da criança, possibilitando trocas interpessoais, permitindo a escuta e a expressão de sentimentos e emoções para um aprendizado significativo. O material didático lúdico pode ser considerado uma ferramenta pedagógico, passando a ser um instrumento de apoio para ação docente. Para a sua elaboração e utilização, é preciso considerar a aprendizagem significativa da criança, pois deve favorecer o estabelecimento de relações com as questões cotidianas do aluno, sendo interessante, para que ocorra essa aprendizagem, que o aluno participe da construção dos materiais que serão utilizados no cotidiano da sala de aula. Existindo vários e diferentes materiais lúdicos a serem utilizados no ensino fundamental, desde os confeccionados com sucatas, passando pelo quadro de giz, televisão, até os modernos materiais com novas tecnologias.
Abstract: The central focus of this course study is to reflect on playing as a tool for the formal learning of the elementary school child as it establishes these environments, it becomes favorable to teacher-student communication. This work of course completion has as general objective to investigate how the pedagogical posture should be faced with the playful interactions that develops in the daily life of elementary school education, especially student teacher. As its specific objectives: to play play as a learning tool; establish pedagogical mechanisms for learning in elementary school through playing and developing through playing the child's learning. Thus a bibliographical research was carried out within the reality of playing as a tool for the formal learning of the child considering the contributions of authors such as Silva (2014), Paschoal; Machado (2009), Carbonell (2011), OLIVEIRA (2011) among others trying to emphasize the reality in working with the playful as a pedagogical tool. As a playful environment is established in elementary school, it becomes possible to explore communication within the child's reality, enabling interpersonal exchanges, allowing the listening and expression of feelings and emotions for meaningful learning. The didactic material can be considered a pedagogical tool, becoming a support instrument for teaching action. For its elaboration and use, it is necessary to consider the significant learning of the child, since it should favor the establishment of relations with the daily questions of the student, being interesting, for this learning to occur, that the student participates in the construction of the materials that will be used in the classroom everyday. There are a number of different play materials to be used in elementary school, from scrap, chalkboard, television, to modern materials with new technologies.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Ensino e aprendizagem
Brincadeiras
Material didático
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Daniela Moreira da. O brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamental. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4816
Data do documento: 29-nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O brincar como ferramenta para o aprendizado formal da criança: contribuições para pensar o ensino fundamental.pdf649.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.