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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4812
Tipo: | Dissertação |
Título: | A demanda social pela educação, a política de educação no Brasil e a inserção do Serviço Social |
Autor(es): | Barbosa, Mayra de Queiroz |
Primeiro Orientador: | Trindade, Rosa Lúcia Prédes |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Edlene Pimentel |
metadata.dc.contributor.referee2: | Medeiros, Silvana Márcia de Andrade |
Resumo: | Esta dissertação se insere na linha de pesquisa “Questão Social, Direitos Sociais e Serviço Social” do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – nível mestrado – da Universidade Federal de Alagoas e tem como objeto de estudo a configuração da demanda social por educação, a política de educação no Brasil e a inserção do Serviço Social nessa área. Para tal propósito, foi essencial discutir a relação entre necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e requisições profissionais do Serviço Social, ressaltando-se que em um determinado momento histórico houve a configuração de uma demanda social por educação, a qual foi institucionalizada pelo Estado. Para a consecução da pesquisa recorreu-se à pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fonte um conjunto de livros, artigos, resenhas, documentos, legislações e reportagens a respeito da política de educação brasileira, sobre as demandas na área da educação e sobre a inserção histórica do Serviço Social na educação. A pesquisa demonstra que a educação não se configura como campo recente de atuação do Serviço Social, pois a educação apresentou demandas históricas, as quais se configuram como requisições técnicooperativas e político-ideológicas para a intervenção deste profissional, porém nas últimas duas décadas estas demandas vêm se apresentando de forma mais complexa, devido ao processo de agravamento da questão social. Constata-se que nessas décadas as respostas se configuraram mediante programas e projetos, principalmente nos municípios, como resultado do processo de descentralização, o que viabilizou a ampliação do Serviço Social na sua execução e operacionalização. A inserção da profissão vem se ampliando nos espaços educacionais, mesmo que não se tenha um reconhecimento legal do assistente social como profissional da educação. É nessa direção que se coloca um desafio para a categoria: mostrar o quanto o Serviço Social pode contribuir nessa área e que esta sempre apresentou demandas a exigirem respostas do assistente social. |
Abstract: | This master's dissertation is developed under the research line "Social Question, Social Rights and Social Work" of the Social Work Post-Graduation Program of the Federal University of Alagoas. Its object is represented by the social demand for education and the Brazilian educational policy in as far as Social Work is concerned. In order to do that, we have seen fit to discuss the relationship between social needs, social demands, institutional demands, and Social Work professional requirements. We want to stress the fact that at a certain historical moment we could see the configuration of a social demand for education, which has been institutionalized by the State. This work has been carried out based on bibliographical and documental research, resourcing to books, articles, reviews, documents, law, and news articles regarding the Brazilian educational policy related to the educational area demands and the historical insertion of Social Work in education. Historically, the educational field has demanded action from Social Work. These educational demands have become technical-operational and political-ideological requirements for the intervention of the Social Work professional. In the last two decades, these demands have become more complex due to the nature of contemporary social issues. In the last two decades, the approach to such issues has emerged as programs and projects, mainly in the city sphere, as a result of a decentralization process, which has made way for the spread of Social Work regarding execution and operationalization. The insertion of the social worker has gradually spread in the educational field, despite no legal acknowledgment of the social worker as a professional of the educational field. Moving in that direction, we can see a challenge for the social worker: bringing attention to the contribution Social Service can make to the field of education and that this field has always demanded action from the social worker. |
Palavras-chave: | Demanda social Demanda institucional Requisições profissionais Serviço social Política educacional - Brasil Social Demand Institutional Demand Professional Requirements Social Work Educational policy - Brazil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Citação: | BARBOSA, Mayra de Queiroz. A demanda social pela educação, a política de educação no Brasil e a inserção do Serviço Social. 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) – Faculdade de Serviço Social, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4812 |
Data do documento: | 4-set-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FSSO |
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