00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4798
Tipo: Dissertação
Título: Sistema de RPG para o ensino de física
Título(s) alternativo(s): RPG system for physics teaching
Autor(es): Macêna Júnior, André Gonçalves
Primeiro Orientador: Bastos Filho, Jenner Barretto
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Antonio José Ornellas
metadata.dc.contributor.referee2: Vilas Boas, Anderson Camatari
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Amauri da Silva
Resumo: O presente trabalho traz um produto educacional que utiliza o RPG (Role Playing Game) como ferramenta para o ensino da disciplina de Física no Ensino Médio. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo despertar o interesse do aluno na disciplina de Física ao mesmo tempo em que tenta trazer significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da resolução de situações-problema que devem ser resolvidas com seus conhecimentos prévios. Este trabalho traz ainda uma explicação geral do que é o RPG além de relacionar trabalhos anteriores que ligam o RPG e o ensino além de mostrar a aplicação e análise, através do método de Análise Textual Discursiva e das impressões do professor autor do trabalho, de uma aventura de RPG aplicada em uma turma mista de alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio de uma escola particular de Maceió no estado de Alagoas. Através das análises dos materiais coletados e das observações feitas durante e após a aplicação, percebe-se um maior interesse dos alunos pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito a argumentação e exposição de ideias.
Abstract: The present work brings an educational product that uses RPG (Role-Playing Game) as a tool for the teaching of the discipline of Physics in High School. The use of RPG in the classroom aims to arouse the interest of the student in the discipline of Physics while trying to bring meaning to the contents seen in the classroom through the resolution of problem situations that must be solved with their previous knowledge. This work also provides a general explanation of what RPG is, in addition to relating previous works that link RPG and teaching, besides showing the application and analysis, through the Discursive Textual Analysis method and the impressions of the teacher, RPG adventure applied in a mixed class of 1st and 2nd grade high school students from a private school in Maceió in the state of Alagoas. Through the analysis of the collected materials and the observations made during and after the application, it is noticed a greater interest of the students by the discipline of Physics, besides improvements in the argumentation and exposition of ideas.
Palavras-chave: Jogos no ensino de física
Física (Ensino médio)
Jogos de fantasia
Games in Physics teaching
Physics (High School)
Fantasy games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
Citação: MACÊNA JÚNIOR, André Gonçalves. Sistema de RPG para o ensino de física. 2018. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) – Instituto de Física, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4798
Data do documento: 18-dez-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sistema de RPG para o ensino de física.pdf2.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.