00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A relação entre atenção compartilhada e processo de significação no desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista
Autor(es): Nunes, Graziane Valeriano
Primeiro Orientador: Silva, Nadja Maria Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria Auxiliadora Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Maria Dolores Fortes
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a função da atenção compartilhada de crianças com transtorno do espectro autista em sessões de terapia ocupacional. A perspectiva adotada fundamentou-se em pressupostos da abordagem sócio-histórica na Psicologia. Nesta abordagem a atenção não pode ser estudada de maneira isolada, pois, o desenvolvimento da atenção está interligado com outras funções psicológicas como memória, percepção e principalmente da linguagem. O funcionamento da atenção revela um constante estado de mudanças, refletindo a história das interações dos seres humanos com a cultura. A opção por utilizar a abordagem sócio histórica da atenção de crianças com esse transtorno refletiu o predomínio das informações, que têm se dedicado à identificação de aspectos neurocomportamentais dos distúrbios do espectro autista. Os participantes dessa pesquisa foram quatro crianças com o diagnóstico de transtornos do espectro autista. Duas crianças que fazem uso de fala e duas que não o fazem com idades entre sete e onze anos. Essas crianças fazem tratamento no Espaço Trate – Reabilitação e Reintegração de crianças com transtorno do espectro autista no município de Arapiraca- AL. Trata-se de um estudo longitudinal de múltiplos casos. A construção dos dados foi realizada através da videografia, e fizeram parte da análise 33 vídeos que correspondem aos registros da interação dessas crianças durante atendimento em sessões de terapia ocupacional. Os resultados mostraram que o compartilhamento de atenção foram organizadas como processos de significação, revelando uma ampla interdependência entre atenção e linguagem. Mostraram também que as crianças com esse diagnóstico compartilharam a atenção, seja ela por iniciativa da criança ou como uma resposta a um adulto. Como conclusão, sugeriu-se a modificação de condutas profissionais no atendimento de crianças com TEA que têm sido predominantemente baseadas em pressupostos do condicionamento comportamental. Ao considerar-se a relação entre atenção e processos de significação para esse atendimento, torna-se possível potencializar posicionamento da pessoas com TEA nas suas relações com as outras pessoas e com o mundo.
Abstract: The present study aimed to analyze the role of shared care of children with autism spectrum disorder in occupational therapy sessions. The adopted perspective was based on assumptions of the socio-historical approach in Psychology. In this approach attention can not be studied in an isolated way, because the development of attention is intertwined with other psychological functions such as memory, perception and mainly language. The functioning of attention reveals a constant state of change, reflecting the history of human interactions with culture. The option to use the socio-historical approach of attention of children with this disorder reflected the predominance of the information, which has been dedicated to the identification of neurobehavioral aspects of autism spectrum disorders. The participants in this study were four children diagnosed with autism spectrum disorders. Two children who use speech and two who do not speak between the ages of seven and eleven. These children are treated in the Space Treatment - Rehabilitation and Reintegration of children with autism spectrum disorder in the city of Arapiraca - AL. It is a longitudinal study of multiple cases. The construction of the data was done through videography, and 33 videos were part of the analysis that correspond to the records of the interaction of these children during care in occupational therapy sessions. The results showed that attention sharing was organized as meaning processes, revealing the wide interdependence between attention and language. They also showed that children with this diagnosis shared the attention, be it on the initiative of the child or as a response to an adult. As a conclusion, it was suggested the modification of professional behaviors in the care of children with ASD that have been predominantly based on assumptions of behavioral conditioning. When considering the relationship between attention and meaning processes for this service, it becomes possible to strengthen the position of people with ASD in their relationships with other people and with the world.
Palavras-chave: Psicologia infantil
Transtorno do espectro autista
Autismo – Criança
Atenção compartilhada
Interação – Processos de significação
Child Psicology
Autism Spectrum Disorder
Autism – Child
Shared attention
Interaction - Significance processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: NUNES, Graziane Valeriano. A relação entre atenção compartilhada e processo de significação no desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4794
Data do documento: 10-out-2018
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