06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA CIVIL - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Viabilidade econômica do uso de geogrelha aplicada na pavimentação rodoviária: estudo de caso no município de Delmiro Gouveia – Alagoas
Autor(es): Lima, Danielle Rosa Batista
Primeiro Orientador: Ferreira, Rafaela Faciola Coelho de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Ricardo, Alverlando Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Karlisson André Nunes da
Resumo: As rodovias são vias de transporte de pessoas ou cargas que podem ser pavimentadas ou não, proporcionando segurança aos usuários. A pavimentação das rodovias deve apresentar capacidade suficiente para suportar a carga e permitir longa durabilidade dos pavimentos. Quando da escassez de materiais naturais com boa capacidade de suporte para serem aplicados em subleitos, utilizam-se técnicas construtivas inovadoras a fim de suprir essa demanda, principalmente na ausência de material natural nas proximidades da construção do pavimento. Sendo assim, torna-se oneroso transportar grandes volumes de terra de outras localidades para compor as camadas de aterro e reforço de subleito. Dentro desse contexto, surgem os geossintéticos aplicados à pavimentação rodoviária, que são materiais industrializados capazes de reduzir a espessura da camada quando aplicados nas camadas de base dos pavimentos. No entanto, apesar de suas propriedades satisfazerem os requisitos para a substituição dos materiais convencionais, deve-se avaliar o fator econômico. Neste trabalho, analisa-se a aplicação de pavimentos reforçados com geossintéticos do tipo geogrelhas nas camadas de base, comparados com pavimentos convencionais. Verifica-se, ainda, a viabilidade do uso da geogrelha considerando a situação real de um estudo de caso na pavimentação rodoviária no Município de Delmiro Gouveia - AL, para cinco períodos de projeto diferentes. O dimensionamento do pavimento convencional foi realizado a partir do método proposto pela AASHTO (1993) e, para o dimensionamento do pavimento reforçado com geogrelha na camada de base, utilizou-se o método modificado da AASHTO. Os valores utilizados para o cálculo do orçamento são da base de dados de valores para o estado de Alagoas, e seguem as exigências características do projeto em estudo. Assim, foram feitas comparações entre o custo dos pavimentos convencionais e pavimentos reforçados com geogrelha na camada de base para cada período de projeto estudado. Foi possível observar que o uso de geossintético pode tornar a obra mais econômica, a depender das condições particulares do projeto. Portanto, não se descarta a possibilidade de utilizar o geossintético nesses casos, desde que a vantagem econômica seja levada em consideração, como por exemplo a longa distância até as jazidas com disponibilidade de materiais naturais com capacidade de suporte suficientes para o projeto, o que acarreta em maiores custos de execução da rodovia.
Abstract: Roadways are routes that allow the transport of passengers and goods. It can be pavemented or not, providing safety and comfort to the users. The roadway paving must provide enough capacity to support the load and allow a long durability of the pavement. When there is a lack of materials to provide the required capacity to the pavement structure, innovative construction techniques are applied in order to fill this lack, especially when it is difficult to find the materials around the construction site. Therefore, the transportation of large volumes of materials to build the pavement layers increases the pavement cost. Under these circumstances, geogrids are applied in the base course of the pavement to reduce its thickness. However, although the geogrids satisfy the technical requisites to replace the conventional materials, it is necessary to analyze the economic viability of its use. The present study analyzes the application of geogrids in base course comparing it to the conventional pavement. Furthermore, an economic analysis of the geogrid application in a project in Delmiro Gouveia - Alagoas was conducted for five different life cycles. The conventional pavement was designed based on AASHTO (1993), while the reinforced pavement was designed based on the modified AASHTO method. The values used to estimate the costs are from the official database of values for the state of Alagoas – Brazil. The estimating cost for the different life cycles and pavement structures shows that the application of geogrid can reduce the pavement cost depending on the life cycle for this particular project. Thereby, the use of geogrid in the pavement structure is an alternative that can reduce costs in situations where it is difficult to find proper materials nearby the construction site.
Palavras-chave: Engenharia civil
Pavimentação rodoviária
Geogrelha
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES::RODOVIAS PROJETO E CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Civil
Citação: LIMA, Danielle Rosa Batista. Viabilidade econômica do uso de geogrelha aplicada na pavimentação rodoviária: estudo de caso no município de Delmiro Gouveia – Alagoas. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4782
Data do documento: 6-dez-2017
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