00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Zozzoli, Rita Maria Diniz
dc.contributor.advisor1LattesZOZZOLI, Rita Maria Dinizpor
dc.contributor.referee1Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.referee1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee2Florêncio, Ana Maria Gama
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.creatorCosta, Valmir Nunes
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0002748052837714por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:45Z-
dc.date.available2010-11-22
dc.date.available2015-08-25T18:29:45Z-
dc.date.issued2010-02-01
dc.identifier.citationCOSTA, Valmir Nunes. The discoursive genres in the process of literacy: ethnographic considerations relating to teaching and learning of mother tongue.. 2010. 91 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/469-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the relationship that exists between literacy and textual genres, seeks to identify factors arising literacy teaching practices with genres of discourse. It begins with an ethnographic research whose corpus analysis consists of textual productions taken throughout a practice with native ongoing pilot, within the project entitled Autonomy on the production of texts in different contexts of educations , under the coordination and guidance of Prof. Dr. Rita Maria Diniz Zozzoli. The observation and study that triggered the writing of this work lasted seven months. These ideas have been discussed by various authors, which are: Tfouni (2004), Ali & Rameh (ed., 2006), dealing with the link between literacy and alphabetization ; Bazerman (2006), Bakhtin (2000: 279 - 287), Adam (2008), which speak of the text types / genres. Even with many factors of literacy elicited during data analysis, all equally important, some stemming from the methodology used in the classroom, others coming from the students' own attitudes, what we observe is that repetition is the foundation of experience teaching and learning, for every speech act uses the language, while solving linguistic-discursive problems, the student structure their actions in terms of something given a priori, the language.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDiscourse genreseng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectMother tongueeng
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleOs gêneros discursivos no processo de letramento : considerações etnográficas relativas ao ensino-aprendizagem de língua materna.por
dc.title.alternativeThe discoursive genres in the process of literacy: ethnographic considerations relating to teaching and learning of mother tongue.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação trata da relação que há entre letramento e gêneros discursivos; busca identificar fatores de letramento advindos de práticas pedagógicas com gêneros do discurso. Parte de uma pesquisa etnográfica cujo corpus de análise se compõe de produções textuais colhidas durante toda uma prática com língua materna em curso de leitura e produção de textos, numa perspectiva de pesquisa-ação, dentro do projeto intitulado Autonomia relativa na produção de textos em diferentes contextos de ensino , sob a coordenação e orientação da Profª Dra. Rita Zozzoli. A observação e estudo que deu ensejo à escritura deste trabalho durou sete meses (de maio a novembro de 2008). Foram abordadas posições teóricas presentes em diversos autores, como: Tfouni (2004), Rameh & Araújo (org., 2006), que tratam da ligação entre letramento e alfabetização; Bazerman (2006), Bakhtin (2000), Adam (2008), os quais falam dos gêneros textuais/gêneros discursivos. Mesmo com vários fatores de letramento abordados durante a análise de dados, todos igualmente importantes, alguns com origem na metodologia utilizada em sala de aula, outros advindos das próprias atitudes dos alunos, o que observamos foi que o princípio dialógico, e mais especificamente a atitude responsiva ativa são a base sólida da experiência de ensino-aprendizagem, pois todo ato discursivo recorre à língua; enquanto resolve problemas lingüístico-discursivos, o aprendiz estrutura suas ações em termos de algo dado a priori, ao passo em que tem em vista uma possível resposta como norteada pela sua ação.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao - Valmir Nunes Costa - 2010.pdf403.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.