00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4695
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Olhar a moça nos gongares: notas para compreender a luta pela definição da imagem da Pomba-gira em candomblés e umbandas em Maceió – AL
Autor(es): Nascimento, Rangel Ferreira Fideles do
Primeiro Orientador: Rodrigues, Fernando de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Elder Patrick Maia
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Edson
Resumo: Como entender que uma única entidade consiga acionar diferentes interpretações sobre sua atuação? E que essas interpretações se cruzem com desconfianças sobre sua incorporação em determinados agentes? Neste texto faço uma imersão a partir das narrativas sobre homossexuais e pomba-giras, buscando entender como essa relação permite pontuar como as batalhas por definição de estilos de masculinidade em candomblés se cruza com disputas na defesa de imagens de tradição entre casas de santo em Maceió/AL. Sigo algumas pistas deixadas pelas histórias de uma personagem sorridente, mas também sisuda, perigosa mas também amiga, cínica mas igualmente sincera, conhecedora dos mistérios do sofrimento do amor e da penúria humana, isto é, uma pomba-gira. A partir de cenas sociais (WEBER, 2009), reconstruo episódios que tive contato durante o acompanhamento de festas entre casas de santo no estado de Alagoas durante o período entre 2014 e 2018. Neste sentido, aposto na ideia de que o surgimento de novas formas de reconhecimento da veracidade da atuação da pomba-gira se interconecta com mudanças também nos lugares a partir dos quais as batalhas por definição do valor social de homens se desenha. Assim, levo em conta como canais de ascensão social de personagens alvo de ojeriza e desconfianças em meio religioso lançam luz sobre novas formas de entendimento sobre a masculinidade.
Palavras-chave: Religiões afro-brasileiras
Umbanda – Rituais
Cultos
Pomba-Gira
Masculinidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais
Citação: NASCIMENTO, Rangel Ferreira Fideles do. Olhar a moça nos gongares: notas para compreender a luta pela definição da imagem da pomba-gira em candomblés e umbandas em Maceió – AL. 2019. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Curso de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4695
Data do documento: 14-dez-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.