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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4652
Tipo: | Dissertação |
Título: | Discussão de casos à beira do leito: uma avaliação no internato do curso de medicina |
Autor(es): | Pires, Ana Carolina de Carvalho Ruela |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Mércia Lamenha |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Paulo Medeiros de Souza |
Resumo: | A discussão de casos clínicos à beira do leito, por ser uma estratégia de ensino aprendizagem ativa, é utilizada desde os primórdios da educação médica. Ela oferece uma grande variedade de ferramentas de aprendizagem necessárias à formação do médico. Essa modalidade de ensino já chegou a representar 75% do treinamento do médico em formação até os anos sessenta. A despeito de sua validade como metodologia ativa de ensino, pouco há na literatura científica acerca do “como fazê-lo”. Um roteiro sistematizado por docentes e preceptores, no cenário de urgência e emergência em pediatria, foi proposto, visando explorar essa ferramenta e ampliar as possibilidades de planejamento para a prática. Esse roteiro objetiva estabelecer uma rotina no exercício da docência, como forma de auxiliar os discentes na aprendizagem contínua e significativa, e contribuir para a aquisição de habilidades e competências, com maior aproveitamento do momento da visita. A pesquisa mostrou que a discussão à beira do leito é eficaz se conduzida de forma sistematizada. Os resultados dos questionários aplicados aos discentes demonstraram que são utilizadas várias estratégias de aprendizagem as quais estimulam a busca ativa do conhecimento, incentivam o uso do aprendido, de maneira a favorecer a aplicação desse conhecimento na prática. As respostas aos questionários também trouxeram à tona importantes informações acerca do estágio, ao permitirem reflexões e propostas de mudanças direcionadas, e admitirem sua utilização como instrumento de avaliação no internato. Considerando a relevância que a discussão de casos à beira do leito tem na formação médica, promover sua sistematização mostrou-se efetivo para o processo de ensino-aprendizagem no presente estudo. O aperfeiçoamento dessa estratégia de ensino, por meio da utilização de recursos que exploram a riqueza de um caso clínico real, amplia o olhar do discente para além do saber teórico e permite sua reflexão acerca da prática clínica, da ética profissional, do respeito às diferentes culturas e saberes populares. |
Abstract: | The discussion of clinical cases at the bedside is an active teaching methodology used since the early days of medical education. It offers a wide variety of learning tools necessary for physician training. This type of education has already represented 75% of the training of doctors in formation until the sixties. And despite its validity as an active teaching methodology, there is little in the scientific literature on "how to do it." A script systematized by teachers and preceptors in the scenario of urgency and emergency in pediatrics was proposed to explore this tool, and to extend the possibilities of planning for the practice, aiming to establish a routine in the exercise of teaching, as a way to help students in continuous and significant learning, and contribute to the acquisition of skills and competencies, with greater use of the moment of the visit. The research carried out showed that the discussion at the bedside is effective if conducted in a systematized manner. The results of the questionnaires applied to the students pointed out that several learning strategies that are used stimulate the active search for knowledge, encourage the use of learning and favor the application of this knowledge in practice. Considering the relevance that the discussion of cases at the bedside have in medical education, promoting its systematization proved to be effective for the teaching-learning process in the present study. The improvement of this teaching strategy through the use of resources that explore the richness of a real clinical case, broadens the students' perspective beyond theoretical knowledge and allows them to reflect on clinical practice, professional ethics and respect for different cultures and popular knowledge. |
Palavras-chave: | Ensino superior Educação médica – Ensino e aprendizagem Leitos Visitas com preceptor Bedside teaching Medical visits Medical education Clinical skills |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde |
Citação: | PIRES, Ana Carolina de Carvalho Ruela. Discussão de casos à beira do leito: uma avaliação no internato do curso de medicina. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4652 |
Data do documento: | 21-jun-2018 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED |
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