00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/465
Tipo: Dissertação
Título: A relação entre língua e cultura em aulas de língua estrangeira.
Título(s) alternativo(s): The relationship between language and culture in foreign language teaching.
Autor(es): Lima, Cristiano Soares de
Primeiro Orientador: Albuquerque, Marcia Rosetti de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Verçosa, Elcio de Gusmão
Resumo: Esta pesquisa é uma contribuição para a discussão da questão da relação entre língua e cultura no ensino de língua(s) estrangeira(s). Discute-se o lugar de questões culturais no ensino de língua(s) estrangeira(s) e como elas podem contribuir para um aprendizado mais eficiente de línguas, bem como para a formação de estudantes/cidadãos mais criticamente conscientes. A discussão sobre língua e cultura está relacionada à questões como globalização, hegemonia, mutabilidade lingüística e cultural, mas especialmente com sua presença no contexto educacional. Consideram-se, então, análises, perspectivas teóricas, estudos e livros que abordam este tema, estando, este trabalho, baseado principalmente na Lingüística Aplicada, atentando, também, para perspectivas de alguns autores/as, pesquisadores/as e linguistas como Bhabha, Crystal, Fiorin, Hall, Porto e outros como suporte para a pesquisa. Como corpus da pesquisa, faz-se uma análise de um livro didático de lingua inglesa, observam-se 18 aulas de inglês em um colégio da rede particular de ensino de Maceió e aplica-se um questionário ao professor e outro aos alunos da série cujas aulas foram observadas. A análise do livro didático se deu a fim de atentar para a ocorrência da relação entre língua e cultura nas lições e como essa relação se dá. A observação de aulas teve como meta a percepção do lugar e da importância de questões culturais na prática de ensino do professor e verificar que tipo de conhecimento está sendo trabalhado. O questionário, por sua vez, procurou examinar se a prática de ensino e se as idéias sobre um ensino que relacione língua e cultura se interrelacionam, bem como observar como os alunos vêem a língua inglesa em sua relevância na contemporaneidade e em suas vidas, adotando-se, desse modo, a perspectiva qualitativa para nortear este trabalho. Este estudo conclui que a) o professor não conhecia bem as teorias e abordagens que embasam o ensino de línguas; b) os alunos tinham léxico e análise de estruturas lingüísticas (de modo a estarem aptos a corrigi-las) como os principais focos do ensino, não sendo capazes de usar, em conversas simples, o que era ensinado em sala de aula; c) abordagens tradicionais eram principalmente usadas em diferentes tipos de exercícios; e d) o livro didático analisado, apesar de seu discurso sobre ensinar um Inglês vivo , através de diálogos que supostamente ilustravam situações brasileiras cotidianas reais, estava, na verdade, voltado ao ensino lexical e gramatical em situações que eram ora incompletas, ora incoerentes ou que apontavam para uma realidade inglesa.
Abstract: This research is a contribution to the discussion concerning the relationship between language and culture in Foreign Language Classes (FLC). It discusses the place of cultural issues in FLC and how they can contribute to a more efficient learning of a foreign language and also to the formation of critically aware students/citizens. The discussion about language and culture is related to issues like globalization, hegemony, linguistic and cultural mutability, but it is especially related to the educational field. This work takes into account analyses, theoretical perspectives, studies and books that deal with this theme, being mostly based in Applied Linguistics, relying on researchers and linguists such as Bhabha, Crystal, Fiorin, Hall, Porto and others as a support to this research. The research corpus is composed of an analysis of an English schoolbook, transcripts of 18 English classes and a questionnaire applied to the teacher and to the students of the observed classes. The qualitative ethnographic perspective is adopted in order to support this work. The analysis of the schoolbook aimed at verifying a possible relationship between language and culture within its units and how that relationship occurs. The class observation s purpose was checking the place and the importance of cultural issues in the teacher s teaching practice as well as checking the kind of knowledge the students were offered. The questionnaires, handed by the end of the observation period, intended to analyze the teaching practice and the teacher s beliefs concerning the relationship between language and culture, as well as to consider the students purposes and their beliefs about the role of the English language in their lives. This study concludes that a) the teacher was not acquainted with theories and approaches that support the teaching of foreign languages; b) the students were mainly taught lexicon and how to analyze (in order to be able to correct) linguistic structures, but they were not able to use, in simple conversations, what they were taught in classroom; c) mostly traditional approaches were used in different kinds of exercises; and d) the analyzed schoolbook, despite its discourse of teaching real-live English , through dialogues that supposedly depicted real Brazilian everyday situations, was actually concerned with the teaching of lexicon and the practicing of grammar rules in situations that were either incomplete, incoherent or that pointed to an English reality.
Palavras-chave: Foreign language teaching/learning
Language
Culture
Discourse
Ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras
Língua
Cultura
Discurso
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, Cristiano Soares de. The relationship between language and culture in foreign language teaching.. 2009. 133 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/465
Data do documento: 21-mai-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_CristianoSoaresdeLima-2009_Completa.pdf476.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.