00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jonas Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4993439717634922pt_BR
dc.creatorSilva, Claudio Roberto Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8765364641143714pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-21T13:11:22Z-
dc.date.available2019-02-22-
dc.date.available2019-03-21T13:11:22Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Claudio Roberto Pereira. Lógica fuzzy: uma perspectiva para avaliações. 2018. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4610-
dc.description.abstractUnlike boolean logic (classical), where fuzzy logic is characterized by uncertainty, it is characterized by accuracy. In this sense, our work uses this aspect of fuzzy logic to implement a new possibility for school evaluations, since there are different types of evaluations and among these, there are objective evaluations, where all the reasoning employed by the student is minimized or even disregarded the marking of a certain alternative, observing only the final result of its response. This fact motivated us to create a technique where the objective evaluations did not lose that part of the knowledge so important for the development of the students and, even without the necessity of a dissertation of the referred subject, observe the capacity of organization and resolution of the questions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFuzzi (inteligência artificial)pt_BR
dc.subjectTeoria dos conjuntospt_BR
dc.subjectLógica matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFuzzy (artificial intelligence)pt_BR
dc.subjectSet theorypt_BR
dc.subjectMathematical logicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleLógica fuzzy: uma perspectiva para avaliaçõespt_BR
dc.title.alternativeFuzzy logic: a perspective for evaluationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiferentemente da lógica booleana (clássica), onde tem como característica principal a exatidão, a lógica fuzzy é caracterizada pela incerteza, pela dúvida. Nesse sentido, nosso trabalho se utiliza desse aspecto da lógica fuzzy para implementar uma nova possibilidade para avaliações escolares, visto que existem diferentes tipos de avaliações e dentre estes, existem as avaliações objetivas, onde é minimizado ou até desconsiderado todo o raciocínio empregado pelo estudante até a marcação de determinada alternativa, observando apenas o resultado final de sua resposta. Esse fato nos motivou a criar uma técnica onde as avaliações objetivas não perdessem essa parte do conhecimento tão importante para o desenvolvimento dos alunos e, mesmo sem a necessidade de uma dissertação do assunto referido, observe-se a capacidade de organização e resolução das questões.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lógica fuzzy_ uma perspectiva para avaliações.pdf2.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.