00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6072851473313376pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Tania Maria de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447349480081320pt_BR
dc.creatorSantos, Lílian Carmen Lima dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090753549399751pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-19T19:58:24Z-
dc.date.available2019-02-18-
dc.date.available2019-03-19T19:58:24Z-
dc.date.issued2005-06-06-
dc.identifier.citationSANTOS, Lílian Carmen Lima dos. O ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologia. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4602-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the supervised aprenticeship perfomed by students during the teacher formation courses at the University. Since this issue always rouses researches on various of its aspects, including number of hours, conceptions and characterizations, I decided, in this work, to study the use of the virtual ambient as a support in the accompaniment of the apprentices who were performing in regular schools o four community. I have taken, as the research lócus, the course of Teacher Education in Biological Sciences, at the Federal University of Alagoas, during the year of 2004. The study case with a qualitative approach was the methodology used in this work. In order to collect data, I have made use of questionnaires and individual reports given by the apprentices on their own peformance in the schools,as well as some register of participant observation. The informants involved in the research were, obsviously, students regularly enrolled in the discipline Supervised Aprrenticeship. The objective of the research was to investigate and to analyse the contributions that a teaching and learning virtual ambient, used a support, could give to the licencees. As theoretical references I have used works from several renowned authors such as Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). The results obtained were organized into the following categories: the group interaction during the apprenticeship time; the use of information and communication technologies during the apprenticeship, the relevance of a virtual ambient as a support to the experience of apprenticeship, the dificulties occurred during the peformance and the contributions of this tecnology for teacher initial formation. Finally, all these questions were analysed and discussed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia - Ambiente Virtualpt_BR
dc.subjectProfessor de Biologia - Formaçãopt_BR
dc.subjectSupervised Aprenticeshippt_BR
dc.subjectEducation of Biology - Virtual Ambientpt_BR
dc.subjectProfessor of Biology - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologiapt_BR
dc.title.alternativeThe virtual environment as a support for the supervised aprenticeship in the teacher formation in biologicalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga o estágio supervisionado no curso em Ciências Biológicas, a partir da utilização de um ambiente virtual como suporte no acompanhamento dos estagiários nas escolas. Os objetivos da pesquisa foi pesquisar sobre as concepções de estágios em cursos de formação inicial de professores e investigar e analisar as contribuições que o ambiente virtual de ensino-apredizagem, utilizado como suporte, pode das aos licenciados, durante os estágios em escolas-campo. O lócus da pesquisa foi o curso de Ciências Biológicas/Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas, turno noturno, durante o ano letivo de 2004. A metodologia utilizada foi o estudo de caso com uma abordagem qualitativa e para a coleta de dados foram utilizados questionários, relatórios individuais dos estágios e registros da observação participante. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram os alunos licenciados matriculados na disciplina Estágio Supervisionado. Como referencial teórico foi utilizado os estudos de Pimenta e Lima (2004); Libâneo (2002); Pimenta (1994); Carvalho (1985); Charlier (2001); Schön (2000); Perrenoud (2001). O primeiro capítulo trata da abordagem sobre as concepções de estágio e suas características com ênfase no curso de Ciências Biológicas/Ufal; O segundo capítulo trata das tecnologias da informação e comunicação em cursos de formação docente, conceito e caracterizações sobre ambientes virtuais de aprendizagem; no terceiro capítulo foram realizadas as análises e discussão dos dados coletados na pesquisa, os quais forma organizados na seguintes categorias: interação do grupo durante o estágio, utilização das tecnologias de informação e comunicação no estágio, pertinência de um ambiente virtual como suporte ao estágio, dificuldades durante o estágio e contribuições para a formação inicial, as quais forma analisadas e discutidas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ambiente virtual como suporte ao estágio supervisionado na formação do professor de biologia.pdf16.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.