00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4601
Tipo: Dissertação
Título: “Fecundação - meu corpo pode gerar uma vida?”: validação de uma tecnologia educativa sobre saúde sexual e reprodutiva
Título(s) alternativo(s): "Fertilization - my body can generate a life?": validation of an educational technology on sexual and reproductive healt
Autor(es): Oliveira, Marília Gomes de
Primeiro Orientador: Trindade, Ruth França Cizino da
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Lúcio, Ingrid Martins Leite
Resumo: Durante a adolescência, o desenvolvimento sexual adquire a sua plenitude, permitindo a procriação, sendo fundamental que este tema seja privilegiado nesta fase. A educação sexual é uma prática comum nas escolas, embora ainda fortemente arraigada pela pedagogia tradicional e pelo modelo biomédico, de enfoque biologizante. O uso de tecnologia educacional facilita a superação da Pedagogia Tradicional, favorecendo a tendência pedagógica progressista, com abordagem pedagógica centrada no sujeito, em um contexto de aprendizado dialógico. Trata-se de uma pesquisa metodológica, que tem como foco o desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de instrumentos, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e que teve como objetivo validar a aparência e o conteúdo da história em quadrinhos denominada “Fecundação: meu corpo pode gerar uma vida?” da Série Sexualidade e Educação por educadores e profissionais da saúde. A coleta de dados foi realizada de fevereiro a abril de 2015 por meio de um comitê composto por doze juízes, dentre pesquisadores da área, professores da educação básica e profissionais de saúde. Para estimar a confiabilidade do instrumento aplicado na pesquisa, foi calculado o Coeficiente Alfa de Cronbach, com o objetivo de medir a correlação entre os itens, através da análise do perfil das respostas dadas pelos juízes. Utilizou-se para a análise quantitativa o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), tendo o parâmetro de 0,8 como referência para validação e consequente permanência do item; e a análise Ídeo – Central para a análise de conteúdo das sugestões/comentários dos juízes. Após a avaliação individual de cada item, o material educativo foi avaliado como um todo, calculandose o IVC de cada bloco e o global, obtendo-se um índice de concordância de 0,90 quanto à validade aparente (clareza/ compreensão) e de 0,87 quanto à validade de conteúdo (relevância/representatividade), alcançando, assim, um IVC global de 0,89 e, portanto, sendo caracterizada como uma estratégia educacional válida. As sugestões dos juízes foram acatadas em sua grande maioria e estão contempladas na versão final. Concluiu-se que o gibi, considerado válido quanto ao seu conteúdo e aparência, é um recurso potencialmente eficaz para educação sexual, podendo ser usado como material paradidático nas escolas e extramuros e, desse modo, constitui uma importante ferramenta para a promoção da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, favorecendo a conquista da autonomia e contribuindo valiosamente para o campo da educação em saúde.
Abstract: During adolescence, sexual development acquires its fullness, allowing procreation, it is essential that this issue be privileged at this stage. Sex education is a common practice in schools, while still strongly rooted in traditional pedagogy and the biomedical model of biologizing approach. The use of educational technology helps overcome the traditional pedagogy, favoring progressive pedagogical trend, with pedagogical approach centered on the subject, in a dialogical learning context. It is a methodological research, which focuses on the development, evaluation and improvement of instruments approved by the Research Ethics Committee and aimed to validate the look and content of the comic book called "Fertilization: my body can generate a living? "series Sexuality and Education for educators and health professionals. Data collection was conducted from February to April 2015 by a committee composed of twelve judges, among researchers in the field of basic education teachers and health professionals. To estimate the reliability of the instrument used in the study, the Cronbach alpha coefficient was calculated in order to measure the correlation between the items through the profile analysis of the replies given by the judges. It was used for the quantitative analysis of the content Validity Index (CVI) and the 0.8 parameter as a reference for subsequent validation and permanence of the item; and Ídeo – Central analysis for the content analysis of the suggestions / comments from the judges. After the individual evaluation of each item, the educational material was evaluated as a whole, calculating the IVC of each block and the global, giving a concordance index of 0.90 as the apparent validity (clarity / understanding) and 0.87 as to the validity of content (relevance / representativeness), thus reaching an overall CVI 0.89 and thus being characterized as a valid educational strategy. The suggestions of the judges were accepted for the most part and are included in the final version. It was concluded that the comic, considered valid in terms of content and appearance, is a potentially effective resource for sex education and can be used as paradidactic material in schools and extramural and thus constitutes an important tool for the promotion of sexual health and reproductive adolescents, favoring the achievement of autonomy and contributing valuably to the field of health education.
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Estudos de validação
Saúde sexual
Saúde reprodutiva
Orientação sexual – Ensino fundamental
Educational Technology.
Validation Studies
Sexual and Reproductive Health
Sexual orientation - Primary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: OLIVEIRA, Marília Gomes de. “Fecundação - meu corpo pode gerar uma vida?”: validação de uma tecnologia educativa sobre saúde sexual e reprodutiva. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem e Farmácia, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4601
Data do documento: 29-set-2015
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - EENF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.