00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desafios da inclusão na rede municipal de educação de Maceió
Título(s) alternativo(s): Challenges of inclusion in the municipal network of education in Maceió
Autor(es): Ferreira, Mirian Patricia de Albuquerque
Primeiro Orientador: Lira, Jailton de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Jorge Eduardo de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Nágib José Mendes dos
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar os desafios que a rede municipal de ensino de Maceió tem enfrentado para tornar a educação de fato inclusiva em suas instituições. Tal proposta ocorre devido a necessidade de buscarmos respostas as inquietações que surgem durante a graduação, ao lidarmos com as instituições de ensino e vermos que parte delas, não conseguem ainda, efetivar os direitos de tais alunos de forma satisfatória. Dessa forma, temos como objetivo entender, através dos dados fornecidos pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), como as legislações que tratam da Educação Inclusiva têm sido efetivadas nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Maceió. Durante grande parte da nossa história a educação inclusiva foi deixada de lado ao ser tratada de forma negligente pelos governantes de cada época, o que nos trouxe diversos transtornos até os dias de hoje. Ao longo do nosso trabalho buscaremos responder o seguinte problema que norteia a nossa pesquisa: quais os desafios da efetivação da Educação Inclusiva nas redes municipais de ensino do munícipio de Maceió? Para isso utilizaremos a pesquisa bibliográfica, analisando diversos documentos legais, para compreender a trajetória que a educação inclusiva tem enfrentado até os dias atuais. Ao término desse trabalho podemos perceber que possuímos um aparato de leis muito grande a respeito do tema de inclusão, o que faz com que tenhamos bastante respaldo para cobrar de nossos governantes a efetivação dos direitos das pessoas com deficiências, assim como os direitos dos demais de conviverem com esses alunos e aprenderem com as diferenças.
Abstract: This paper proposes to analyze the challenges that the Maceió municipal school system has faced in order to make education de facto inclusive in its institutions. Such a proposal occurs due to the need to seek answers to the concerns that arise during graduation, when dealing with educational institutions and see that some of them, can not yet realize the rights of such students satisfactorily. Thus, we aim to understand, through the data provided by SEMED (Municipal Department of Education), how the legislations dealing with Inclusive Education have been implemented in public schools of the Maceió municipal school system. For much of our history, inclusive education has been neglected by being treated negligently by the rulers of every age, which has brought us various disorders to this day. Throughout our work we will try to answer the following problem that guides our research: what are the challenges of the implementation of Inclusive Education in the municipal teaching networks of Maceió municipality? For this we will use bibliographical research, analyzing various legal documents, to understand the trajectory that inclusive education has faced until the present day. At the end of this work we can see that we have a very large set of laws on the subject of inclusion, which means that we have enough support to charge our governors for the realization of the rights of people with disabilities, as well as the rights of others live with these students and learn from differences.
Palavras-chave: Inclusão educacional
Educação inclusiva
Educação Especial
Legislação - Maceió
Escolas públicas
Educational Inclusion
Inclusive Education
Special Education
Legislation
Public schools
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: FERREIRA, Mirian Patricia de Albuquerque. Desafios da inclusão na rede municipal de educação de Maceió. 2019. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4595
Data do documento: 12-fev-2019
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