00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4587
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dramaturgia e educação social: prevenção às DSTs e AIDS
Autor(es): Castro, Acácia Maria Soares de
Primeiro Orientador: Lopes Neto, Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, José Acioli da
metadata.dc.contributor.referee2: Antonello, Carla Medianeira
Resumo: Este trabalho propõe-se a realçar a premência de se melhorar o nível de informações básicas sobre DST/AIDS, riscos de contágio e busca de tratamento, realçando ao público a necessidade contínua e constante de vigilância e prevenção às referidas doenças; fazer observar que o preconceito é basicamente fruto do desconhecido como gerador de valores diferenciais causadores de afastamento entre pessoas e grupos; enfatizando a relevância do teatro como técnica pedagógica de conscientização, que possa levar ao desenvolvimento da dramaturgia como fator de Educação Social e Preventiva, gerando não só conhecimentos acautelatórios, mas levando a questionamentos que possam motivar transformações de realidades sociais impróprias e insalubres; destacando, também, a atuação do Projeto Universidaids-UFAL neste sentido, principalmente junto às camadas populacionais mais carentes, periféricas e interioranas.
Abstract: RÉSUMÉ: Ce livre se propose de mette em évidence le besoin urgent d’améliorer le niveau dês informations de base sur DST/SIDA risques de contagion et qui cherchent um traitement, soulignant la necessite publique continue et une surveillance constante et prévention dês maladies; de prendre note que le préjudice est fondamentalement fruit de l’ignorance comme valeurs différentielles génerareur provoquant la distance entre les personnes et lês groupes; en mettant l’accent sur l’importance du drame comme technique de sensibilisation pédagogique, ce qui peut conduire au développement de la dramaturgie comme facteur social et l’éducation préventive, génération non seulement lês connaissances, mais acautelatórios conduisant à des questions qui peuvent motiver les transformations des réalités sociales inaptes et malsaines; mise en surbrillance également les actions du projet Universidaids-UFAL en coséquence, en particulier à côte les populations les plus pauvres, périphériques et interioranas.
Palavras-chave: Educação
Teatro
Prevenção
DST
AIDS
L’éducation
Le théâtre
La prévention
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Teatro
Citação: CASTRO, Acácia Maria Soares de. Dramaturgia e educação social: prevenção às DSTs e AIDS. 2019. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Teatro, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4587
Data do documento: 29-out-2010
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - HISTÓRIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dramaturgia e educação social: prevenção às DSTs e AIDS.pdf12.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.