00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4557
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lígia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6465685437690786pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Belmira Rita de Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Fabiana Pincho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5480057780463997pt_BR
dc.creatorSevero, David Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8602956462554552pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-16T13:33:44Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-03-16T13:33:44Z-
dc.date.issued2018-03-05-
dc.identifier.citationSEVERO, David Ferreira. Lixo, urubus, degradação: experiência com a poesia popular em uma escola pública de ensino fundamental de Rio Largo-AL. 2018. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras e em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4557-
dc.description.abstractTeniendo en cuenta la necesidad de una profesora de portugués proporcionar La instrucción de la promoción de la lectura y la escritura en el aula, este trabajo tiene como objetivo presentar una propuesta con el tipo de línea en una clase de séptimo grado de la escuela elemental de una escuela pública de Río Largo / AL. Para ello, sistematizamos una propuesta de intervención con la secuencia didáctica (DOLZ y SCHNEUWLY, 2004), organizadas en talleres o módulos de estudios (LOPESROSSI, 2004). La experiencia parte de una situación real de comunicación, en La cual los / as alumnos / as fueron invitados a producir un texto de propia autoría para participar en un concurso de literatura de cordel. En ese sentido, nos basamos en La teoría de Bakhtin (2006, 2015) que comprende el lenguaje en funcionamiento, o sea, en contexto de uso concreto de la palabra en el proceso de interlocución. Por eso, La producción escrita de los estudiantes no quedó limitada sólo al concurso literario, pero fue divulgada tanto en la escuela y en la comunidad circundante. La investigación es de cuño cualitativo (ANDRÉ, 1995, TONET, 2013), presentando también un abordaje descriptivo / explicativo (Gil, 2010). El resultado de La investigación muestra que cuando los / as alumnos / as se colocan en una situación discursiva bien determinada, ellos consiguen producir una escritura de autoría.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectLiteratura de Cordelpt_BR
dc.subjectPoesia popularpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGénero discursivopt_BR
dc.subjectSecuencia didácticapt_BR
dc.subjectEscriturapt_BR
dc.subjectIdioma portugués - Estudio y enseñanzapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleLixo, urubus, degradação: experiência com a poesia popular em uma escola pública de ensino fundamental de Rio Largo-ALpt_BR
dc.title.alternativeExperiência didática com a poesia popular no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeExperiencia didáctica com poesia popular em La ensenânza fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoConsiderando a necessidade de o professor de língua portuguesa proporcionar um ensino a partir da promoção da leitura e da escrita em sala de aula, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta didática com o gênero cordel no ensino fundamental. Para tanto, sistematizamos uma metodologia de ação pedagógica com a sequência didática (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004), organizadas em oficinas ou módulos de estudos (LOPES-ROSSI, 2004). A experiência parte de uma situação real de comunicação, na qual os/as alunos/as, de uma escola pública de nível fundamental, foram convidados a produzir um texto de própria autoria para participar de um concurso de literatura de cordel. Para dar conta dessa proposta, baseamo-nos na teoria de Bakhtin (2006, 2015) que compreende a linguagem em funcionamento, ou seja, em contexto de uso concreto da palavra no processo de interlocução. Com isso, a produção escrita dos/as estudantes não ficou limitada apenas ao concurso literário, mas foi divulgada tanto na escola como na comunidade circunvizinha. A pesquisa é de cunho qualitativo (ANDRÉ, 1995), apresentando também uma abordagem descritiva/explicativa (GIL, 2010). O resultado da pesquisa mostra que quando os/as alunos/as são colocados/as em uma situação discursiva bem determinada, eles/as conseguem produzir uma escrita de autoria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.