00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Impacto da aplicação do método ICDP – OMS na interação mãe-criança em duplas mãe-criança desnutrida assistidas no CREN
Título(s) alternativo(s): Impact of the method ICDP-WHO in mother-child interaction in mother-child pairs in malnourished assisted
Autor(es): Medeiros, Kézia Frias Pereira de
Primeiro Orientador: Miranda, Claudio Torres de
metadata.dc.contributor.referee1: Borges, Alessandra Abel
metadata.dc.contributor.referee2: Menezes, Risia Cristina Egito de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Almira Alves dos
Resumo: Partindo da hipótese de que a utilização da técnica ICDP / OMS pode melhorar o conhecimento, atitudes e práticas da mãe em relação a seu filho desnutrido e, consequentemente, melhorar o desenvolvimento de crianças com desnutrição moderada e grave realizou-se um estudo quase experimental com avaliação antes e 6 meses após a da intervenção. Trinta e oito duplas mãe-criança desnutrida foram divididas em um grupo experimental (GE = 25) e controle (GC=13).Em ambos foram avaliados os fatores identificados como de risco em estudos prévios. Além deles foram avaliados: A) na mãe: 1. conhecimentos, atitudes e práticas da interação mãecriança (questionário CAP); e 2. incapacidade associada a saúde mental; B) na criança: 1. o estado nutricional; 2. o desenvolvimento neuropsicomotor; C) na família:1. fatores socioeconômicos; 2. ambiente familiar. A intervenção que consistiu em 5 sessões de 90 minutos de duração com periodicidade semanal, o GE foi submetido a um treinamento em que foram discutidas as 8 regras para uma boa interação mãe-criança preconizadas pelo InternationalChildDevelopmentProgramme (ICDP – OMS): Demonstrar sentimentos positivos pela criança, Seguir sua iniciativa, Comunicar-se, Elogiar, Focar a atenção, Dar significado a ação, Expandir o conhecimento e Regular o seu comportamento. Após seis meses da intervenção, não houve mudança no CAP das mães (p = 0,52) nem na sua saúde mental (SM) (p = 0,73), assim como não houve alteração significativa desenvolvimento da criança e no ambiente familiar. A presença do pai biológico (p=0,045) e ter vínculo empregatício (p=0,02) estiveram associados à variação do CAP das mães antes e após a intervenção. Presença do pai biológico e o mesmo ter vínculo empregatício estão associadas de forma positiva (p<0,001 e p=0,020 respectivamente) ao aumento de escore do CAP, enquanto criança do sexo feminino (p=0,17) em comparação ao masculino) foi associado a uma queda na pontuação, e o menor tamanho da família (com menos de cinco pessoas) foi associado com um aumento (p=0,25). Foi possível implementar uma intervenção utilizando o método ICDP – OMS embora não tenha sido detectado impacto positivo nos objetivos propostos. Verificou-se a importância da presença do pai biológico e seu papel enquanto provedor para que a mãe pudesse ter melhores condições de aprendizagem. Palavras-chave: Desnutrição. Relações Mãe-Filho. DesenvolvimentoInfantil.
Abstract: Assuming that the use of the technique ICDP / WHO can improve knowledge, attitudes and practices of the mother towards her child malnourished and therefore improve the development of children with moderate and severe malnutrition was held a quasi-experimental study evaluation before and after 6 months of intervention. Thirty-eight malnourished mother-child pairs were divided into an experimental group (EG = 25) and control (CG = 13). Both were assessed as risk factors identified in previous studies. Beyond them were evaluated: A) the mother: 1. knowledge, attitudes and practices of the mother-child interaction (questionnaire CAP), and 2. disability associated with mental health; B) in children: 1. nutritional status, 2. neuropsicomotor development, C) in the family 1. socioeconomic factors, 2. family environment. The intervention consisted of five sessions of 90 minutes duration on a weekly basis, the group underwent a training in which they discussed the eight rules for a good mother-child interaction advocated by the International Child Development Programme (ICDP - WHO): Demonstrate positive feelings for the child, Following his initiative, Communicate, praise, focus attention, give meaning to action, expand the knowledge and Adjusting your behavior. After six months of intervention, there was no change in CAP mothers t (p = 0,52) or on their mental health (SM) (p = 0,73) and no significant change in child development and family environment. The presence of the biological father (p = 0,045) and have employment (p = 0,02) were associated with variation in the cap of the mothers before and after intervention Presence of biological father and even have employment contract are positively associated (p <0.001 and p = 0.020 respectively) with increased CAP score, while female child (p = 0,17) compared to males) was associated with a fall the score, and the smaller family size (less than five people) was associated with an increase (p = 0,25). It was possible to implement an intervention using the method ICDP - although WHO has not been detected positive impact on objectives. There was the importance of the presence of the biological father and his role as provider for his mother could have better learning conditions.
Palavras-chave: Desnutrição infantil
Relações mãe-filho
Desenvolvimento infantil
Mãe – Saúde mental
Ambiente familiares
Programa Internacional de Desenvolvimento Infantil
Child Malnutrition
Mother-Child Relations
Child Development
Mother - Mental Health
Family atmosphere
International Child Development Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Citação: MEDEIROS, Kézia Frias Pereira de. Impacto da aplicação do método ICDP – OMS na interação mãe-criança em duplas mãe-criança desnutrida assistidas no CREN. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4538
Data do documento: 27-jun-2012
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