00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso
dc.contributor.advisor1LattesSILVEIRA, M. I. M.por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Eduardo Meneses de
dc.contributor.referee1LattesOLIVEIRA, Luiz Eduardopor
dc.contributor.referee2Tavares, Roseanne Rocha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877por
dc.creatorCoutinho, Tânia Maria Marques
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7280197596068095por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:42Z-
dc.date.available2009-03-31
dc.date.available2015-08-25T18:29:42Z-
dc.date.issued2008-08-07
dc.identifier.citationCOUTINHO, Tânia Maria Marques. Conceptions and status of reading in English at university courses in Maceió : tertiary sector courses - computing sciences and executive secretariat.. 2008. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/452-
dc.description.abstractThe aim of this work was to investigate the treatment given to reading in classes of English as a foreign language at colleges in Maceió, especially in two courses of the tertiary sector of economy Systems Analysis Courses and Executive Secretariat Course. The relevance of the work is related to the importance of reading in English as a necessary activity to the academic and professional literacy. From this research it was possible to observe reading conceptions and its status in force nowadays in the institutions studied. In order to investigate that issue, the methodology used was based on the observations of classes in four colleges in which the discipline Inglês Instrumental (English for Specific Purposes) is taught. Thus, this work can be considered as being a qualitative research, of an ethnographic kind. Besides classroom observations, field note taking, informal interviews and questionnaires for both students and teachers were also used. The theoretical background was based on the studies of the history of reading, the socio-cognitive and discoursive aspects of reading strategies, foreign language teaching approaches and principles of English for Specific Purposes. One of the results obtained indicated that, in a general way, the teachers observed included some of the English for Specific Purposes assumptions in their classes in spite of demonstrating strong influences of the traditional features of language teaching.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReading in english at collegeeng
dc.subjectEnglish for specific purposeseng
dc.subjectReading conceptionseng
dc.subjectReading strategieseng
dc.subjectLeitura em inglês na faculdadepor
dc.subjectInglês instrumentalpor
dc.subjectConcepções de leiturapor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleConcepções e status da leitura em inglês em cursos universitários em Maceió: cursos do setor terciário : análise de sistemas e secretariado executivo.por
dc.title.alternativeConceptions and status of reading in English at university courses in Maceió : tertiary sector courses - computing sciences and executive secretariat.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi investigar o tratamento dado à leitura em aulas de Inglês como língua estrangeira em faculdades de Maceió, especificamente em cursos do setor terciário da economia Análise de Sistemas e Secretariado Executivo. A relevância do trabalho está relacionada à importância da leitura em inglês como uma atividade necessária aos letramentos acadêmico e profissional. A partir desta pesquisa foi possível observar as concepções e seu status em vigor nos dias atuais nas instituições estudadas. Para tal investigação, a metodologia usada foi baseada em observações de aulas em quatro faculdades em que a disciplina Inglês Instrumental é ensinada. Dessa forma, a pesquisa pode ser considerada como qualitativa, de cunho etnográfico. Além das observações em sala de aula, registros, entrevistas informais e questionários escritos para ambos alunos e professores também foram usados. O referencial teórico foi baseado em estudos sobre a história da leitura, os aspectos sociocognitivos e discursivos envolvidos nas estratégias de leitura; abordagens do ensino de línguas estrangeiras e nos princípios do ensino de inglês para fins específicos. Um dos resultados obtidos indicou que, de modo geral, os professores observados utilizam alguns princípios de inglês instrumental em suas aulas, apesar de demonstrarem fortes influências de aspectos tradicionais de ensino de línguas.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_TaniaMariaMarquesCoutinho_2008.pdf1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.