00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4528
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.contributor.referee3Melo, Kátia Maria Silva de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187pt_BR
dc.contributor.referee4Florêncio, Tatiana Magalhães-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2846825005041371pt_BR
dc.creatorMachado, Fabiano Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2063267245239005pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T19:24:52Z-
dc.date.available2019-01-30-
dc.date.available2019-03-14T19:24:52Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.citationMACHADO, Fabiano Duarte. Processos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasil. 2018. 239 f. Tese (Doutorado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4528-
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to demonstrate that the State's discourse on vocational education, given the national historical particularities, has a majority dimension of being only a strategy of transferring to the army of reserve labor, to the detriment of the qualification technical and technological advancement of the productive forces. In order to achieve such an aim, the discursive memory functioning in the dispute of the senses and the class struggle that is triggered in the discursive material produced by the Brazilian State is analyzed, especially the beginning of its republican phase and the conjuncture of the last decade, in the concerning their "educational politics for the working class" and the "access to employment", analyzing the most varied senses, from the places where they are produced. Thus, through Discourse Analysis, anchored in Dialectical Historical Materialism and from the categories of Conditions of Production, Discursive Memory and Ideological Formation, we will demonstrate the meanings about professional education and the limits of vocational education discourse such as access to employment in the Brazilian dependent hypertardial capitalism in times of systemic crisis.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalizantept_BR
dc.subjectCapitalismo - Brasilpt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectSpeech analysispt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectCapitalism - Brazilpt_BR
dc.subjectDialectical materialismpt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleProcessos de (re)significação do signo ensino profissional: ecos da escravidão na Educação Profissional Tecnológica no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeProcesses of (re)significance of the sing professional education: echoes of slavery in Technological Professional Education in Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo demonstrar que o discurso do Estado, acerca do ensino profissionalizante, diante das particularidades históricas nacionais, tem uma dimensão majoritária de ser apenas uma estratégia de apassivamento para com o exército de mão-de-obra reserva, em detrimento da qualificação técnica e do avanço tecnológico das forças produtivas. Para atingir tal intento, analisa-se o funcionamento da memória discursiva na disputa dos sentidos e da luta de classes que são deflagrados nas materialidades discursivas produzidas pelo Estado brasileiro, com destaque para o início da sua fase republicana e a conjuntura da última década, no tocante a sua “política educacional para a classe trabalhadora” e o “acesso ao emprego”, analisando os mais variados sentidos, a partir dos lugares em que são produzidos. Desse modo, pela via da Análise do Discurso, ancorada no Materialismo Histórico-Dialético e a partir das categorias Condições de produção, Memória discursiva e Formação Ideológica, demonstraremos os sentidos sobre o ensino profissional e os limites do discurso da educação profissionalizante como acesso ao emprego no capitalismo hipertardio dependente brasileiro em tempos de crise sistêmica.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.