00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4523
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tomaz, Jerzuí Mendes Torres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Tavares, Carlos Henrique Falcão-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1002923033043026pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Geraldo Margela-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0553089994592057pt_BR
dc.creatorBiana, Vivianne de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8328940534050302pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-14T18:52:55Z-
dc.date.available2019-01-30-
dc.date.available2019-03-14T18:52:55Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.identifier.citationBIANA, Vivianne de Lima. Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva. 2019. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4523-
dc.description.abstractThe College faculty shall provide training for the citizen professional, should counteract the technical education. Education scholars recommend a new articulation between theory and practice. Interdisciplinarity is presented as a possible alternative aiming to overcome the critical problems of the past, giving way to the benefits of a new practice and health concept. The present study aimed to analyze the teaching practices related to interdisciplinarity in the stages of collective health of a university in the state of Alagoas. The study has a qualitative descriptive approach. Data were collected through interviews. For data analysis, was chosen the method of thematic analysis. The results showed: varying views as to interdisciplinarity; several obstacles to the experience of interdisciplinary practices; and indicate the need for training and incentives for training.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopt_BR
dc.subjectEnsino de saúdept_BR
dc.subjectSaúde coletivapt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary communicationpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.subjectCollective healthpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titlePrática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoSabemos que a docência universitária deve propiciar a formação do profissional cidadão, devendo se contrapor à formação tecnicista. Nesse sentido, estudiosos da educação recomendam uma nova articulação entre a teoria e a prática e apresentam a interdisciplinaridade como uma possível alternativa para tal, a fim de superar os problemas críticos do passado e ceder lugar aos benefícios de uma nova prática e conceito de saúde. O presente estudo analisa as práticas docentes relacionadas à interdisciplinaridade nos estágios de saúde coletiva de uma universidade pública do estado de Alagoas. O estudo possui caráter descritivo de abordagem qualitativa e os dados foram coletados através de entrevista. Para análise dos dados, optou-se pela modalidade de análise temática. Os resultados mostraram: variadas visões quanto à interdisciplinaridade; diversos obstáculos para a vivência de práticas interdisciplinares; e indicam a necessidade de capacitações e incentivos à formação profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Prática docente e interdisciplinaridade em um estágio em saúde coletiva.pdf1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.