00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707982A8pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794089H5pt_BR
dc.contributor.referee2Colares, Maria Lilia Imbirica Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700912H0pt_BR
dc.creatorGomes, Eva Pauliana da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4359868Z3pt_BR
dc.date.accessioned2019-03-13T18:15:27Z-
dc.date.available2019-03-13-
dc.date.available2019-03-13T18:15:27Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.citationGOMES, Eva Pauliana da Silva. O papel da representação profissional na gestão democrática das escolas alagoanas. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4501-
dc.description.abstractThe present thesis concerns an analysis of the professional representation of managers of public municipal schools in Maceió and their role in democratic management. The main objective was to analyze how the effects of professional representation of managers in the process of democratic management in public schools in Maceió occur. This is a qualitative study, with emphasis to literature review, document analysis, and semi-structured interviews as instruments; for data analysis, content analysis of Bardin (2002) was used, based on the analytical categories Legitimacy and Participation. The semi-structured interview was necessary to understand how managers are organized in the Association of Principals and former Principals of Public Schools of Maceio (ADEEPAM) and the Union of Education Workers of Alagoas – (SINTEAL) during 2003 and 2014 . The subjects included a principal associated with ADEEPAM and SINTEAL, the manager of the school with the highest average in the Basic Education Development Index (IDEB), the manager of the school with the lowest average on IDEB, the President of the Municipal Council of Education (COMED), the President of the Union of Education Workers of Alagoas (SINTEAL) and a representative of the Department of Democratic Management (DGD) of the Municipal Secretary of Education (SEMED). The theoretical framework used included studies of Araújo (2007), Bobbio (2000; 2005), Choi (2006), Cruz Neto (2008), Neves (2005), Gomes (2012), Silva (2003), Verçosa (2006) among others. It was possible to observe that the spaces of struggle “association and union” present, in Maceió, divergent performances and interests in power relations. The members of ADEEPAM seek to defend personal interests, denoting a restricted performance with strong political relations. The affiliated to SINTEAL look for improvements in public education and fight for professional development.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão Democrática - Escolas - Alagoaspt_BR
dc.subjectSindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL)pt_BR
dc.subjectAssociação de Diretores e Ex-Diretores das Escolas Públicas de Maceió (ADEEPAM)pt_BR
dc.subjectDemocratic Management -Schoolspt_BR
dc.subjectUnion of Education Workerspt_BR
dc.subjectAssociation of Directors and Former Directors of Public Schoolspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel da representação profissional na gestão democrática das escolas alagoanaspt_BR
dc.title.alternativeThe role of professional representation in democratic of Alagoas schoolspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação constitui-se em uma análise sobre a representação profissional dos gestores das escolas públicas da rede municipal na capital alagoana e seu papel na gestão democrática. O objetivo central foi analisar como ocorrem os efeitos da representação profissional dos gestores no processo da gestão democrática nas escolas públicas de Maceió. Este trabalho adotou como opção teórico-metodológica a abordagem qualitativa, dando ênfase à revisão de literatura, análise documental, entrevistas semiestruturadas como instrumentos; para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2002), tendo por base as categorias analíticas Legitimidade e Participação. A entrevista semiestruturada foi um dos instrumentos necessários para entender como os gestores se organizam frente à Associação de Diretores e Ex-Diretores das Escolas Públicas de Maceió – ADEEPAM e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas – SINTEAL, durante o período de 2003 – 2014. Os sujeitos da pesquisa foram uma diretora que pertence ao grupo de associados da ADEEPAM e do SINTEAL, o gestor da escola com a maior média no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, o gestor da escola com a menor média no IDEB, o presidente do Conselho Municipal de Educação (COMED), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL) e um representante do Departamento de Gestão Democrática (DGD) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O referencial teórico utilizado parte dos estudos de Araújo (2007), Bobbio (2000; 2005), Cavalcante (2006), Cruz Neto (2008), Neves (2005), Gomes (2012), Silva (2003), entre outros. Constatou-se que os espaços de luta “associação e sindicato” apresentam, em Maceió, atuações e interesses distintos nas relações de poder. Os membros da ADEEPAM procuram defender interesses particularizados, denotando uma atuação restrita com forte relação política. Os filiados ao SINTEAL buscam melhorias para a educação pública e lutam pela valorização profissional.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O papel da representação profissional na gestão democrática das escolas alagoanas.pdf3.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.