00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/4438
Tipo: Dissertação
Título: Educação das relações raciais: a implementação da lei 10.639/03 no contexto das escolas pública e privada de Maceió
Título(s) alternativo(s): Educacion of racial relations: the implementation of the public and privade achool of Maceió
Autor(es): Freitas, Williem Silva de
Primeiro Orientador: Franco, Nanci Helena Rebouças
metadata.dc.contributor.referee1: Santana, Moisés de Melo
metadata.dc.contributor.referee2: Amorim, Roseane Maria de
Resumo: A luta dos negros para conseguir direitos concretos nas áreas das políticas públicas, bem como o reconhecimento do racismo como barreira do acesso negro nas diferentes instâncias da sociedade no Brasil ganhou uma importância significativa entre meados da década de 90 e início do século XXI. As conquistas negras possuem sempre um sentimento de vitória em uma sociedade extremamente racista como a brasileira. Diante disso, a Lei 10.639/03, merece um destaque significativo, pois, busca atingir de forma positiva as instituições educacionais que sempre serviram para a manutenção de poder elitizado e branco em detrimento das outras raças que entraram na formação do povo brasileiro, e em especifico a raça negra. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é de analisar como está se dando a implementação da Lei 10.639/03 dentro das instituições de ensino público e privado da cidade de Maceió, a partir da realidade da Escola Municipal Cleto Marques Luz (ECML) e do Colégio São Lucas (CSL). Fundamentamos nossa pesquisa nas perspectivas de: Munanga (2005, 2008, 2012), Gomes (2004, 2007, 2009), Silva (2004, 2011), Cuty (2012), Cunha Jr. (2003), entre outros. Do ponto de vista teórico-metodológico é um estudo qualitativo, tendo como método de procedimento o estudo de caso e como técnicas de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, questionário e entrevista semi-estruturada. As análises realizadas apontam uma fragilidade na implementação da Lei 10.639/03 nas escolas de Maceió. Isso ocorre, principalmente, pelo desconhecimento da referida Lei e consequentemente da importância de se trabalhar dentro das instituições de ensino com a diversidade cultural brasileira, visando à superação de práticas racistas e preconceituosas na sociedade brasileira, e em especifico na escola. Outros fatores que contribuem para essa fragilidade são a precária formação inicial e continuada dos professores e ausência e/ou má utilização dos recursos didáticos para trabalhar a referida questão. Foram encontradas algumas práticas antirracistas que ocorrem de forma isolada por iniciativa de alguns professores e gestores das escolas que militam no movimento negro e/ou acadêmicos comprometidos com estas questões, mas que estes atores sofrem resistências por parte de outros, que não consideram pertinentes discutir a questão racial dentro da escola. Diante do exposto, constatamos que a Lei 10.639/03, ainda não chegou de forma concreta nas instituições de ensino de Maceió, sendo necessário que a mesma seja trabalhada de forma sistemática em todo o processo de aprendizagem dos alunos do ensino básico e em todas as disciplinas. Dessa forma, ainda estamos passando por um processo de conscientização dos grupos ligados a educação, convencendo-os da importância de se tratar desse tema, para depois construirmos estratégias de implementação da Lei nas escolas pública e privadas da Cidade de Maceió.
Abstract: The struggle of blacks to achieve specific rights in the areas of public policy, as well as recognition of racism as a barrier to access black in different sectors of society in Brazil gained significant importance from the mid-90s and early twenty-first century. The black achievements always have a sense of victory in a highly racist society like Brazil. Therefore, the Law 10.639/03, deserves a significant therefore seeks to achieve a positive educational institutions that have always served to maintain white power elite and to the detriment of other races who entered the formation of the Brazilian people, and specific to blacks. Accordingly, the objective of this research is to analyze how you are giving the implementation of Law 10.639/03 within institutions of public and private schools of the city of Maceió, from the reality of the Municipal School Cleto Marques Light (ECML) and the College San Lucas (CSL). Fundamentamos our research on the perspectives of: Munanga (2005, 2008, 2012), Gomes (2004, 2007, 2009), Silva (2004, 2011), Cuty (2012), Cunha Jr. (2003), among others. From the standpoint of theoretical and methodological is a qualitative study as a method of procedure and the case study as data collection techniques to bibliographic and documentary research, questionnaires and semi-structured interview. The analyzes indicate a weakness in the implementation of the Law 10.639/03 schools in Maceió. This occurs mainly by the lack of this Law and consequently the importance of working within the educational institutions with the Brazilian cultural diversity in order to overcome the prejudices and racist practices in Brazilian society, and specific school. Other factors that contribute to this weakness is the poor initial and continuing training of teachers and the lack and / or improper use of teaching resources to work to that question. We found some antiracist practices that occur in isolation at the initiative of some teachers and school managers who are active in the movement black and / or academics committed to these issues, but these actors suffer resistance from others, who do not consider relevant to discuss the racial issues within the school. Given the above, we find that the Law 10.639/03, has not arrived yet concretely in educational institutions of Maceió, requiring it to be worked consistently throughout the learning process of students in basic education and in all disciplines. Thus, we are still going through a process of awareness of groups linked to education, convincing them of the importance of addressing this issue, and then build strategies for implementation of the Law on public and private schools of the city of Maceió.
Palavras-chave: Professores – Formação
Relações raciais - Legislação
Educação básica
Currículo escolar
Racism
Legislation
Teachers - Training
Basic education
School curriculum
Race relations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREITAS, Williem Silva de. Educação das relações raciais: a implementação da lei 10.639/03 no contexto das escolas pública e privada de Maceió. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4438
Data do documento: 27-jun-2013
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.