00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Tese
Título: “Eu não me vejo uma professora de berçário em momento nenhum”: saberes sobre o cuidado de uma professora de bebês em uma creche de Maceió - Alagoas
Título(s) alternativo(s): “I do not see a nursing school teacher at anytime ": knowledge about the care of a baby teacher in a day care center in Maceió - Alagoas
Autor(es): Santos , Carla Manuella de Oliveira
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Simiano, Luciane Pandini
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Isabela Rosália Lima de
metadata.dc.contributor.referee3: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee4: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
Resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo analisar saberes presentes nos discursos de uma professora de creche municipal sobre as práticas de cuidado, buscando interpretar os sentidos que ela, trabalhando com crianças de 0 a 2 anos, atribui ao cuidar e aos efeitos desse trabalho sobre sua profissionalização. Por ser o cuidado uma prática predominante na educação infantil, porém pouco relacionada aos processos educativos num sentido estrito, adota-se aqui uma discussão voltada para o lugar que o cuidar ocupa nas práticas docentes junto a bebês. Concebendo o cuidado como inerente e necessário ao desenvolvimento humano, a discussão ancora-se na perspectiva feminista, articulando uma ética do cuidado que contemple a voz do feminino e a do masculino. Nesse sentido, dialoga-se com os estudos de Gilligan (1982), que oferece uma compreensão do lugar do cuidado na construção de hierarquização que as vozes diferentes (feminina e masculina) assumem na sociedade. O desenvolvimento metodológico, perpassado pelo prisma foucaultiano, utiliza-se das especificidades da etnografia, priorizando o estar em campo como lócus privilegiado para investigar e analisar os discursos da professora e dos auxiliares. Para acessar as narrativas do percurso profissional e pessoal da professora, recorre-se à História de Vida. Quanto às técnicas, priorizou-se, além da observação direta do espaço pesquisado, o uso de entrevista e de registros fotográficos da prática. A partir dessa dimensão de discurso como organizador de práticas sociais, dialoga-se com os discursos e saberes docentes, entendendo-os como lugares de conhecimentos, competências e habilidades, dentro de um campo de relações que envolve o saber-fazer e o saber-ser, não como estruturas, mas como elementos de uma relação de saberes (TARDIF, 2011). Com o intuito de avançar nessa perspectiva, trazem-se para a discussão as experiências, as narrativas, as produções de verdades, as relações de saber-poder, a partir das quais as subjetividades vão-se constituindo e refletindo-se nos saberes e práticas docentes de professor(as) de bebês. Assim, o exercício da profissão docente com os bebês é marcado pelas possibilidades de aprendizagens vividas no cotidiano, oportunizando saberes que dão acesso ao que é específico da docência com crianças tão pequenas, buscando consolidar práticas que viabilizem o desenvolvimento pedagógico integrado às particularidades de atuar junto com esses sujeitos. No decorrer das ações dos adultos no berçário, as práticas de cuidados perpassam a relação que o adulto estabelece com os bebês, em especial com seu corpo, pois são eles que fomentam a parceria na organização do espaço e na organização didática dos adultos no berçário. Conhecem-se, assim, saberes elaborados a partir do lugar que o outro ocupa, o que inspira cuidados ou desencadeia práticas antes desconhecidas. É nesse espaço que se constitui o cuidado, uma prática estabelecida a partir do que o outro é para mim e de quem sou eu para o outro. A pesquisa propiciou-nos pôr em cena um ser docente que se dá nas dimensões do que é o sensível, o subjetivo, e até mesmo o intraduzível, apesar do desprestígio que ainda paira sobre as práticas de cuidado em creches. Percebe-se claramente uma ênfase constante, por parte da professora, em se firmar como profissional, por meio de um pedagógico que aparentemente lhe falta, no caso da atuação em creche.
Abstract: This doctoral dissertation aims to analyze the knowledge presented in the discourse of a local daycare teacher about the care practice, trying to understand the meaning that, as a professional who works with kids between 0 and 2 years old, she gives to her role and how that affects on her professionalization. Care is a predominant task for early childhood education, but not straight related to educational processes in a strict sense, that is why we adopt in this dissertation a discussion focused on the place that caring occupies in teaching practices towards babies. Understanding the care as something inherent and necessary to the human development, this doctoral dissertation is based in a feminist perspective and the proposal is to connect an ethic of care that embrace the voices of both feminine and masculine. In this context, the research uses the studies of Gilligan (1982), which offers an understanding of the place of care in the hierarchical construction of the different voices (feminine and masculine) carry out in our society. We used a metodology based in the Foucaultian prism and uses of the specificities of ethnography, highlighting "being" in the field as a principal locus to investigate and analyze the discouses of the teacher and the assistants. To analize the professional and personal discourses of the teacher, the study looked at her lifetime experiences. Besides the straight observation of the classroom, the researchers applied interviews about the teacher's workday with the children and also made photographies of the routine. From this scale of discourse as an organizer of social practices, linked with the discourses and the knowledge of the teacher, it is understanding as places of knowledge, skills and abilities, within a field of relations that includes know-how and how to be, not as structures, but as elements of a relation of knowledge (TARDIF, 2011). In order to go forward in this perspective, the study bring out the experiences, the discourse, the production of truths and the relation between knowledge and power, through which subjectivities are build and reflected in the knowledge and teaching practices of babies’ teachers. Thus, the task of teach babies is marked by the possibilities of learning in the daily routine, providing the specific knowledge of teach little children, seeking to consolidate practices that enable pedagogical development integrated to the particularities of acting together with these subjects. It is noticed that, when adults were in the nursery, the care practice outweigh the relationship that the adult establishes with the babies, especially with theis bodies, because they are the ones that foment the partnership in the organization of the space and the didactic organization of the adults in the nursery. That provides knowledge from the place that the other holds, which inspires care or triggers previously unknown practices. In this context the care is built as practice established from what the other is for me and who I am for the other. The study allowed us to observe a teacher who devotes herself in spite of the lack of prestige that still hangs over the care practice in daycare centers. It is noticed that the teacher has a permanent concern to reaffirm herself as a professional, through a pedagogical skill that seems to be a lack to perform this role in a daycare.
RÉSUMÉ: Cette thèse de doctorat a comme but analyser les connaaissances présentes dans le discours d’une professeur de garderie municipale sur les pratiques de soin, en essayant d'interpréter les sens qu’elle-même, en travaillant avec des enfants de 0 a 2 ans, attribue aux soins et aux effets de ce travail sur leur professionnalisation. Par être le soin une pratique prédominante dans l’éducation des enfants, cependant peu liée aux processus éducatifs au sens strict, on adopte ici une discussion face à la place que le soin apporte dans les pratiques pédagogiques avec les bébés. En concevant le soin inhérent et nécessaire au développement humain, la discussion est ancrée dans la perspective féministe, en articulant une éthique du soin que contemple la voix du féminin et du masculin. En ce sens, on est en dialogue avec les études de Gilligan (1982), qui offre une compréhension de la place du soin dans la construction de la hiérarchie que les différentes voix (féminine et masculine) assument dans la société. Le développement méthodologique, passé à travers par le prisme foucaldien, on utilise les spécificités de l'ethnographie, en donnant la priorité l'être sur le terrain comme un lieu privilégié pour enquêter et analyser les discours de la professeur et des auxiliaires. Pour accéder les récits du parcours professionnel et personnel de la professeur, on utilise l’Histoire de Vie. En ce qui concerne les techniques, on donne la priorité, au-delà l’observation directe de l’espace recherché, l’utilisation des enregistrements d’interviews et de photographies de la pratique. A partir de cette dimension de discours comme l’organisateur de pratiques sociales, on dialogue avec les discours et les connaissances pédagogiques, en les comprenant comme des lieux de connaissances, de compétences et d'aptitudes, dans le cadre de relations qui implique le savoir-faire et savoir-être, non pas comme des structures, mais comme des éléments d’une relation de connaissances (Tardif, 2011). Pour avancer dans cette perspective, on apporte à la discussion les expériences, les récits, les productions de vérités, les relations de savoir-pouvoir, à partir desquelles les subjectivités sont constituées et reflétées dans les connaissances et les pratiques pédagogiques de professeurs de bébés. Ainsi, l'exercice de la profession pédagogique avec les bébés est marqué par les possibilités d'apprentissage vécues au quotidien, en fournissant des connaissances que donnent accès à ce qui est spécifique à l'enseignement avec des enfants si petits, en cherchant à consolider des pratiques qui permettent le développement pédagogique intégré aux particularités d'agir ensemble ces sujets. Au cours des actions des adultes dans la garderie, les pratiques de soins passent à traversi de la relation que l'adulte établit avec les bébé, en particulier avec leur corps, car ils incitent le partenariat dans l'organisation de l'espace et l'organisation didactique des adultes dans la garderie. Se connaissent, ainsi, les connaissances élaborées a partir de la place que l’autre occupe, ce qui inspire des soins ou stimule de pratiques jusque-là inconnues. C'est dans cet espace que se constitue le soin, une pratique établie à partir de ce que l'autre est pour moi et de qui je suis à l'autre. La recherche nous a permis de mettre en scène un être enseignant qu’on donne dans les dimensions de ce qui est sensible, subjectif et même intraduisible, malgré le manque de prestige qui plane toujours sur les pratiques de soin dans les garderies. Une constante insistance, de la part de la professeur, pour se consolider comme professionnel, par le moyen pédagogique qui lui manque apparemment, dans le cas de la performance de garderie.
Palavras-chave: Educação infantil
Creches
Professoras
Bebês
Práticas de cuidado
Early childhood education
Daycare
Teachers
Babies
Care Practice
Éducation des enfants
Garderie
Professeurs
Bébes
Pratiques de soin
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Carla Manuella de Oliveira. “Eu não me vejo uma professora de berçário em momento nenhum”: saberes sobre o cuidado de uma professora de bebês em uma creche de Maceió - Alagoas. 2018. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3895
Data do documento: 11-out-2018
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