00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3859
Tipo: Dissertação
Título: Análise dos argumentos persuasivos no gênero debate político televisionado
Título(s) alternativo(s): Analysis of persuasive arguments in the televisioned political debate genre
Autor(es): Silva, Romildo Barros da
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Deywid Wagner de
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma análise retórico-textual dos argumentos persuasivos no gênero debate político televisionado e se sustenta nos pressupostos teóricos de Aristóteles (2011), Perelman e Tyteca (2014), Fiorin (2015) e Reboul (2004), destacando os elementos persuasivos que estão na textualidade do gênero debate. Nesse gênero, os debatedores produzem enunciados repletos de persuasividade, gerando argumentos controversos que sempre indicam funções sociais específicas. A persuasão é entendida como um fenômeno oculto nas propriedades textuais do debate político. Isso acontece de forma intencional, já que ela produz efeito quando não é percebida. Nesse sentido, a esfera política aproveita essa característica e produz discursos para envolver as massas. Com essa atividade, o debate político aparenta ser um gênero propício à manipulação discursiva, porém isso não é verificado ou comprovado. Sobre esse propósito, aqui serão analisadas as tentativas de persuadir, uma vez que, por meio de tipos de argumento, lugares da argumentação e ataques ao ethos adversário, os debatedores (retores) fazem um empreendimento para persuadir parte do público televisivo. A retórica, por seu turno, é encarada como a técnica de persuadir, cativar e conquistar o auditório pelo discurso. Entretanto, a persuasão não é um produto pronto e acabado no discurso, afinal, um texto só assim pode ser definido quando está localizado sócio-historicamente. No que concerne à retórica, o debate deve ser compreendido como uma ação de linguagem que surge de um contexto específico e que também é moldado pelo uso. Além das já citadas, esta investigação traz contribuições teóricas de Abreu (2009), Costa (2009), Marcuschi (2003, 2007, 2008 e 2010) entre outros. O corpus é constituído por transcrições de um debate político do segundo turno das eleições presidenciais de 2014, televisionado por uma emissora de TV aberta. As análises apontam para a inter--relação entre os meios persuasivos e os tipos de argumento, já que essas categorias argumentativas, juntas, dão efeito persuasivo aos enunciados do gênero debate. Dos tipos de argumento analisados, notou-se que os quase lógicos, como o argumento de incompatibilidade, foram recorrentes nas falas dos debatedores e, geralmente, atuam para construir ou desconstruir a imagem projetada dos candidatos. O lugar da quantidade, as funções persuasiva e hermenêutica e a projeção do ethos são recursos também salientes em quase todo o debate. Com esse exame dos argumentos persuasivos, foram reunidos novos pressupostos teóricos sobre a persuasão e, também, da possível aplicabilidade da retórica aos textos. Isso, de certo modo, contribuiu para reduzir a escassez teórica no que diz respeito à noção de análise dos atos persuasivos dos gêneros textuais. Assim, este estudo mostra-se relevante por analisar como se dá o fenômeno discursivo da persuasão no gênero debate político televisionado, como também analisa seus argumentos e caracteriza sua principal função social: persuadir o auditório universal.
Abstract: This research presents a rhetorical-textual analysis of persuasive arguments in the televised political debate genre and is based on the theoretical assumptions of Aristotle (2011), Perelman and Tyteca (2014), Fiorin (2015) and Reboul (2004), highlighting the persuasive elements that are in textuality of the debate genre. In this genre, the debaters produce statement full of persuasiveness, generating controversial arguments that always indicate specific social functions. Persuasion is understood as a hidden phenomenon in the textual properties of political debate. This happens intentionally, since it has an effect when it is not perceived. In this sense, the political sphere takes advantage of this characteristic and produces discourses to involve the mass audience. With this activity, the political debate appears to be a genre conducive to discursive manipulation, but this is not verified or proven. Concerning this purpose, the attempts to persuade will be analyzed here, since, through types of arguments, places of argument and attacks on the opposing ethos, the debaters (rectors) make na undertaking to persuade part of the television audience. Rhetoric, in turn, is seen as the technique of persuading, captivating, and conquering the audience by discourse. However, persuasion is not a ready and finished product in speech, after all, a text can only be defined when it is socio-historically located. As far as rhetoric is concerned, the debate must be understood as an action of language that arises from a specific context and is also shaped by use. In addition to those already mentioned, this research brings theoretical contributions by Abreu (2009), Costa (2009), Marcuschi (2003, 2007, 2008 and 2010) among others. The corpus is made up of transcripts of a political debate of the second round of the 2014 presidential elections, televised by an open TV station. The analyzes point to the interrelationship between persuasive means and types of argument, since these argumentative categories together give persuasive effect to the statements of the debate genre. Of the types of argument analyzed it was noted that the almost logical, such as the argument of incompatibility, were recurrent in the discourse of the debaters and generally act to construct or deconstruct the projected image of the candidates. The place of quantity, the persuasive and hermeneutical functions and the projection of the ethos are also salient features in most of the debate. With this examination of the persuasive arguments, new theoretical assumptions about persuasion were gathered, as well as the possible applicability of rhetoric to texts. This, in a way, has contributed to reduce the theoretical scarcity with respect to the notion of analysis of the persuasive acts of the textual genres. Thus, this study is relevant for analyzing how the discursive phenomenon of persuasion in the televised political debate genre occurs, but also analyzes its arguments and characterizes its main social function: to persuade the universal audience.
Palavras-chave: Análise retórica
Persuasão (Retórica)
Televisão - Debates
Rhetorical-textual analysis
Persuasive arguments
Political televised debate genre
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Romildo Barros da. Análise dos argumentos persuasivos no gênero debate político televisionado. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística : Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3859
Data do documento: 15-out-2018
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