06 CAMPUS SERTÃO 02 - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - CIÊNCIAS ECONÔMICAS - UNIDADE SANTANA DO IPANEMA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson David Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5391198781017974pt_BR
dc.contributor.referee1Campo, Hermani Magalhães Olivense do-
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/2612509140703855pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Manoel Valquer Oliveira-
dc.creatorSilva, Gustavo Vinícius Ferreira-
dc.date.accessioned2019-01-25T01:35:19Z-
dc.date.available2018-12-27-
dc.date.available2019-01-25T01:35:19Z-
dc.date.issued2018-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Vinícius Ferreira Silva. Microempreendedor individual no sertão de Alagoas: uma análise descritiva no período de 2010 a 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Unidade Santana do Ipanema, Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Alagoas, Santana do Ipanema, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3765-
dc.description.abstractThe research aims to analyze and describe the Individual Micro Entrepreneur (MEI) in the outback of Alagoas, considering the year of 2015. This is a topic of vital importance nowadays due to the growing discussion about entrepreneurship in the world as an alternative to generation of employment and income, which could aid in the generation of economic development. In this research, we seek to discuss the main concepts of entrepreneurship, describe the legislation that regulates this type of company as well as entities that support this public. Finally, secondary statistical data are collected from the Entrepreneur Portal, tabulated and analyzed with the purpose of describing the main characteristics of this population of that region. Based on these data, we analyzed 26 municipalities that make the surveyed mesoregion of Alagoas, confirming the hypothesis, in a partial way, that the services sector is the most comprehensive, with the retail segment of merchants and clothing and accessories stores as a business model predominant among the MEIs and the male gender with greater comprehensiveness, but with very little difference for the female.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Econômicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicroempreendedor individualpt_BR
dc.subjectMEIpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectSertão - Alagoaspt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleMicroempreendedor individual no sertão de Alagoas: uma análise descritiva no período de 2010 a 2015pt_BR
dc.title.alternativeMicroempreendedor individual no sertão de Alagoas: uma análise descritiva do ano de 2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa empreendida consiste em analisar e descrever o Microempreendedor Individual (MEI) no Sertão de Alagoas, considerando o de 2015. Essa é uma temática de vital importância nos dias atuais vide a crescente discussão acerca do empreendedorismo no mundo como alternativa para a geração de emprego e renda, que poderia auxiliar na geração de desenvolvimento econômico. Nessa pesquisa, busca-se discutir os principais conceitos do empreendedorismo, descrever a legislação que regulamenta essa modalidade de empresa como também entidades que apoiam esse público. Por fim, dados estatísticos secundários são levantados a partir do Portal do Empreendedor, tabulados e analisados com a finalidade de descrever as principais características dessa população daquela região. A partir desses dados, foram analisados 26 municípios que formam a mesorregião alagoana pesquisada confirmando a hipótese, de forma parcial, que o setor de serviços é o mais abrangente, com o segmento varejista de mercadinhos e lojas de vestuários e acessórios como modelo de negócio mais predominante entre os MEIs e o gênero masculino com maior abrangência, porém com pouquíssima diferença para o feminino.pt_BR
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