00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brandão, Izabel de Fátima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729810566472220pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antonio de Pádua Dias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0126320966063169pt_BR
dc.contributor.referee2Tomáz, Jerzuí Mendes Tôrres-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0642903869243215pt_BR
dc.creatorAndrade, Marina Verçosa De-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037938740148055pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-15T15:03:06Z-
dc.date.available2018-12-04-
dc.date.available2019-01-15T15:03:06Z-
dc.date.issued2013-11-21-
dc.identifier.citationANDRADE, Marina Verçosa de. Diadorim e o corpo-neblina no sertão Rosiano: estórias, impossibilidades e outros problemas de gênero. 2013. 77 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3725-
dc.description.abstractThis MA thesis analyzes Grande sertão: veredas, especially through Judith Butler's concept of performativity. Riobaldo’s undefined and non-linear narrative is taken to be the rendering and origin of what it describes: Diadorim. The urge to identify in Diadorim a gender identity that implies coherence and continuity between her and other women, in the literary piece, relocates her disruptive potential by depriving the character of her "jagunça" reality, making it not only incongruous, but also fictitious. Hence, this reality is here rearticulated to conform to the thesis’s aim: to demonstrate how Diadorim embodies, as the work’s principle, the strategy of resistance that exposes the artificiality not of her acting, but rather – with it – of the categories that attempt to capture her, rejecting life’s contradiction and multiplicity of forms. The path is taken, in order to perceive Diadorim as the metonimy of the sertão, in three chapters: the first deals with the concept of performativity in order to clarify it and illustrate the gender deconstruction performed by Diadorim in the Rosian sertão. The second chapter discusses the presence of the "jagunça" as the fabrication of the novel and her body, a stage and a territory of disputes, embodies the plastic possibilities of the novel, whose formal unity, instead of proving the existence of a substance, is accomplished only through conventions and fictions. The absence of substance from the character and the novel are the conditions that allow her agency, clarified by the third chapter, as the space of possibilities of creation and existence in which Diadorim’s body is materialized as the grotesque feminine body (RUSSO, 2000). In conclusion, Diadorim’s presence on the Rosian sertão carries the difference and the different in the "jagunça" without circumscribing her to the constrained gender norms, but surpassing them.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRosa, João Guimarães, 1908-1967 – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectCrítica literáriapt_BR
dc.subjectGrande sertão : veredaspt_BR
dc.subjectDiadorimpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCorpo grotesco femininopt_BR
dc.subjectJoão Guimarães Rosapt_BR
dc.subjectGrande sertão: veredaspt_BR
dc.subjectDiadorimpt_BR
dc.subjectperformativitypt_BR
dc.subjectfeminine grotesque bodypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleDiadorim e o corpo-neblina no sertão Rosiano: estórias, impossibilidades e outros problemas de gêneropt_BR
dc.title.alternativeDiadorim and the misty-body in the Rosian backwoods: stories, impossibilities and other gender problemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação analisa Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa através, principalmente, do conceito de performatividade, de Judith Butler (1990). Toma-se a narrativa de Riobaldo, imprecisa e não linear, como a tradução e origem daquilo que conta: Diadorim. A necessidade de buscar em Diadorim uma identidade de gênero que supõe coerência e continuidade entre ela e outras mulheres, na obra, reloca o potencial disruptivo da personagem e invalida muitas vezes sua face jagunça, tornando-a não apenas incongruente, mas também inxistente. Essa identidade é aqui rearticulada, adequando-se ao objetivo da dissertação: demonstrar como Diadorim personifica, como princípio da obra, a estratégia de resistência à normatização material e textual do romance, denunciando assim a artificialidade não de sua atuação como Reinaldo, mas antes – com ela – das categorias que tentam apreendê-la, rejeitando a contradição e a multiplicidade de formas, próprias da vida. O percurso é feito, a fim de entender Diadorim como metonímia do sertão, em três capítulos, cujo primeiro traz o conceito de performatividade de gênero a fim de ilustrar a desconstrução que Diadorim realiza nos conceitos de gênero, no sertão rosiano. No segundo capítulo, a presença da jagunça é tomada como construção do romance, e o corpo de Diadorim, palco de disputa e território de contestações, materializa as possibilidades plásticas do romance, cuja unidade formal, ao invés de revelar uma substância, se realiza tão somente através de convenções, demonstrando a ficcionalidade que rege o conceito de substância. A falta de substância da personagem e do romance são as condições que proporcionam seu agenciamento, trazido no terceiro capítulo como o espaço de possibilidades de criação e existência, no qual o corpo de Diadorim se materializa como o corpo grotesco feminino (RUSSO 2000). Em conclusão, a presença de Diadorim no sertão rosiano traz a diferença e o diferente na jagunça, sem contudo, circunscrevê-la às constrangedoras normas de gênero, mas antes, transpondo-as.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diadorim e o corpo-neblina no sertão Rosiano: estórias, impossibilidades e outros problemas de gênero.pdf2.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.