00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3716
Tipo: Dissertação
Título: O programa institucional de bolsa de iniciação à docência no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (PIBID PEDAGOGIA/UFAL): Contribuições para a formação inicial e continuada de professores
Título(s) alternativo(s): The institutional scholarship program for teaching in the pedagogy course of the Federal University of Alagoas (PIBID Pedagogy/UFAL): contributions to initial and continuing teacher education
Autor(es): Roque, Elaine Da Silva
Primeiro Orientador: Luis, Suzana Maria Barrios
metadata.dc.contributor.referee1: Lins, Carla Patrícia Acioli
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Rosemeire Reis da
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados sobre a investigação acerca das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para a formação inicial dos(as) Bolsistas ID do Curso de Pedagogia da Ufal no Campus A. C. Simões/Maceió. Buscamos responder quais as contribuições do PIBID na formação inicial dos pedagogos e em que aspectos o programa influencia em suas práticas pedagógicas. Os objetivos que nortearam o estudo buscaram: investigar como os alunos egressos do Curso de Pedagogia que foram integrantes do PIBID se utilizam dos conhecimentos do programa em sua prática pedagógica; identificar as contribuições que a experiência junto ao PIBID trouxe para a formação docente e discutir sobre a importância da escola como local privilegiado da formação docente. A base teórica que fundamentou o trabalho ancorou-se em autores, como: Martins (2010), Felício (2014), Monteiro (2006), Nóvoa (2009), Pimenta e Ghedin (2000), Perrenoud et al. (2002), Tardif (2000), Vázquez (2011), Zeichner (2003), dentre outros. Este trabalho se constitui em uma pesquisa qualitativa e foi desenvolvido a partir da aplicação de questionários semiabertos e entrevistas semiestruturadas na qual os sujeitos colaboradores voluntários foram alunos egressos e alunos ainda integrantes do curso de Pedagogia Ufal, que fizeram ou faziam parte do PIBID. Os sujeitos colaboradores da pesquisa indicaram, por meio dos questionários e das entrevistas, aspectos relevantes acerca de sua experiência no PIBID: aprimoramento da relação teoria e prática; relação de colaboração e aprendizagem com os diversos sujeitos das escolas de educação básica parceiras do programa; maior vínculo com a formação na universidade; aprendizagens diversificadas sobre a prática docente; conhecimento sobre a realidade escolar, desenvolvimento de projetos de intervenção em colaboração com supervisores(as) e outros sujeitos escolares; contribuição na formação continuada dos supervisores(as); o PIBID como referência para o exercício profissional dos egressos do curso, dentre outros. Tendo em vista os dados encontrados, consideramos que o PIBID efetivamente contribuiu para a prática pedagógica de estudantes em formação e egressos do Curso de Pedagogia da Ufal/Maceió, pois se constituiu como um terceiro espaço da formação inicial (FELÍCIO, 2014), viabilizando a relação teoria e prática de forma imbricada, tendo a Escola básica como um lugar primordial da formação docente, a partir de sua parceria com a Universidade, bem como colaborou de forma significativa para a construção da identidade docente.
Abstract: This dissertation presents the results about the research about the contributions of the Institutional Scholarship Program to the Teaching for the initial formation of the Ufal Pedagogy Course Scholars in the Campus A. C. Simões / Maceió. We sought to answer the contributions of PIBID in the initial formation of pedagogues and in what aspects the program influences in their pedagogical practices. The objectives that guided the study were: to investigate how the students who graduated from the Pedagogy Course who were members of PIBID use the knowledge of the program in their pedagogical practice; to identify the contributions that the experience with the PIBID brought to the teacher training and to discuss about the importance of the school as a privileged place of the teacher training. The theoretical basis for the work was anchored in authors such as Martins (2010), Felício (2014), Monteiro (2006), Nóvoa (2009), Pimenta and Ghedin (2000), Perrenoud et al. (2002), Tardif (2000), Vázquez (2011), Zeichner (2003), among others. This work constitutes a qualitative research and was developed from the application of semi-open questionnaires and semi-structured interviews in which volunteer collaborating subjects were former students and students still part of the Ufal Pedagogy course, whodid or were part of the PIBID. The research subjects indicated, through questionnaires and interviews, relevant aspects about their experience in PIBID: improvement of the relation theory and practice; collaboration and learning relationship with the various subjects of the program's basic education schools; greater link with university training; diversified learning about teaching practice; knowledge about school reality, development of intervention projects in collaboration with supervisors and other school subjects; contribution to continuing training of supervisors; the PIBID as a reference for the professional exercise of the graduates of the course, among others. In view of the data found, we consider that the PIBID effectively contributed to the pedagogical practice of students in training and graduates of the Pedagogical Course of Ufal / Maceió, since it was constituted as a third space of initial formation (FELÍCIO, 2014), making feasible relationship theory and practice in an overlapping way, having the Basic School as a primary place of teacher training, from its partnership with the University, as well as collaborated significantly to the construction of the teaching identity.
Palavras-chave: Programa institucional de bolsa de iniciação a docência – Brasil
pedagogia
Professores – Formação
Educação – Prática pedagógica
Initial formation
PIBID
PedagogicPraxis
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ROQUE, Elaine Da Silva. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência no curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (PIBID PEDAGOGIA/UFAL): Contribuições para a formação inicial e continuada de professores. 2018. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3716
Data do documento: 30-abr-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.