06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3679
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Sheyla Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5624008859123566pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Suana Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017692494466609pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sergiana Viera dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9912993046434191pt_BR
dc.creatorMeimes, Fernanda Telles-
dc.date.accessioned2019-01-03T16:47:30Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-01-03T16:47:30Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.citationMEIMES, Fernanda Telles. A representação das mulheres no livro didático: uma análise de gênero. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3679-
dc.description.abstractThis final paper exposes the questioning about the adherence of the history of women and gender to the teaching of history, through bibliographic research and analysis (using the discourse analysis method) of a collection of textbooks of History, currently used in public high schools in the city of Delmiro Gouveia-AL. First the work makes a brief summary of the changes in historiography until it reaches a new history, where previously excluded characters are now studied, such as women, bringing forth a gender history, where the relationship between men and women is analyzed. In the second moment, the need to incorporate academic scientific advances and the new social paradigms in schools is presented, questioning whether women's history and gender relations have reached the classrooms, focusing on the textbook, still the most widely used instrument by teachers, and raising the need for a conscious, critical teaching that includes diversity. Lastly, the analysis of the collection of textbooks using a gender perspective, taking into account texts and images and investigating the inclusion of women in the content: how often they appear; how they are portrayed; who these women are, making an ethnic cut and also pointing out the absences, facts and feminine characters that have not been reported. This is a work carried out by a woman who believes in the importance of the deconstruction of gender to overcome inequality between men and women and in education as the most effective instrument for this.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectAnálise de gêneropt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA MODERNA E CONTEMPORANEApt_BR
dc.titleA representação das mulheres no livro didático: uma análise de gêneropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso expõe o questionamento a cerca da adesão da História das Mulheres e de gênero ao ensino de história, através da pesquisa bibliográfica e da análise (utilizando o método de análise do discurso) de uma coleção de livros didáticos de história, usada atualmente, no ensino médio, em uma escola pública localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Primeiramente o trabalho faz um breve resumo sobre as mudanças na historiografia até chegar a uma Nova História, onde personagens antes excluídos passam a ser estudados, como as mulheres, trazendo a tona uma história de gênero, onde a relação entre homens e mulheres é analisada. Num segundo momento é apresentada a necessidade das escolas incorporarem os avanços científicos acadêmicos e os novos paradigmas sociais, questionando se a história das mulheres e as relações de gênero chegaram às salas de aula,com foco no livro didático que ainda é o instrumento mais utilizado pelos professores, levantando a necessidade de um ensino consciente, crítico e que inclua a diversidade. Por último, a análise da coleção de livros didáticos usando uma perspectiva de gênero,levando em conta textos e imagens, investigando a inclusão das mulheres no conteúdo, com que frequência elas aparecem, de que forma são retratadas, quem são essas mulheres, fazendo um recorte étnico e apontando também as ausências, fatos e personagens femininos que não foram relatados. É um trabalho realizado por uma mulher que acredita na importância da desconstrução do gênero para a superação da desigualdade entre homens e mulheres, e na educação como o instrumento mais eficaz para isso.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A representação das mulheres no livro didático: uma análise de gênero.pdf1.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.