06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3673
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Januacele Francisca da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0804348161687349pt_BR
dc.creatorSouza, Arielle Correia de-
dc.date.accessioned2019-01-03T14:55:49Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-01-03T14:55:49Z-
dc.date.issued2018-09-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Arielle Correia de. Oralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos do 8º e 9º ano. 2018. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3673-
dc.description.abstractThis work presents a study about the influence of oral language on the writing of students from the final years of elementary school. The objective is to classify and analyze "errors" more frequently in the orthographic point of view and to point out the phonological cause. The interest for this study was born with the Portuguese Phonology classes, offered by the university and supervised internship at a public school in the city of Água Branca, Alagoas, when we perceived a considerable occurrence of the orality mark in writing, in a time when it is necessary for the student to present a certain domain of written language. The corpus consists of 107 texts of 8th and 9th grade students produced in the classroom through an activity guided by the teacher. Of the collected texts, the "errors" that appeared in greater number were highlighted, grouping them according to each deviation of the orthographic norm while the phonological influence is identified. This study is based on the theoretical contributions of some authors such as Cristófaro-Silva (2003), Cagliari (2009) and Marcuschi (2003). The result of this study shows that even students of the final years of Elementary School continue to bring in their written productions errors of greater recurrence of Phonetic Transcription.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectFala e escritapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectErro ortográficopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleOralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos de 8º e 9º anopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho traz um estudo sobre a influência da língua oral na escrita de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tem-se como objetivo classificar e analisar “erros” mais frequentes no ponto de vista ortográfico e apontar a causa fonológica. O interesse por esse estudo nasce com as aulas de Fonologia do Português, ofertada pela universidade e com o estágio supervisionado realizado em uma escola da rede pública do município de Água Branca, Alagoas, quando notou-se uma considerável ocorrência da marca da oralidade na escrita, em um momento em que é necessário que o aluno apresente determinado domínio da língua escrita. O corpus é constituído de 107 textos de alunos de 8º e 9º ano produzidos na sala através de uma atividade orientada pela professora. Dos textos coletados, destacaram-se os “erros” que apareceram em maior número, agrupando-os de acordo com cada desvio da norma ortográfica ao passo que se identifica a influência fonológica. Esse estudo é fundamentado em contribuições teóricas de alguns autores como Cristófaro-Silva (2003), Cagliari (2009) e Marcuschi (2003). O resultado deste estudo mostra que mesmo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental continuam trazendo em suas produções escritas erros de maior recorrência de Transcrição fonética.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oralidade e escrita: o tratamento do erro ortográfico em textos de alunos de 8º e 9º ano.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.