06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3672
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar
Autor(es): Santos, Marciane de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Wilton Carneiro
Resumo: Este trabalho consiste em um estudo sobre como é desenvolvida a disciplina História e Cultura Afro-brasileira que é ofertada nas escolas municipais da cidade de Olho D’Água do Casado-AL tendo como objetivo principal analisar como é ministrada a disciplina História e Cultura Afro Brasileira e se o professorado teve/tem formação adequada para trabalhar com a temática; contudo a coleta de dados foi feita em apenas uma escola municipal. Traremos como aporte teórico estudos dentro de uma perspectiva anti-racista. A metodologia utilizada foi qualitativa na qual realizamos entrevistas com o professor responsável pela implementação da disciplina; uma coordenadora, uma professora e dois estudantes do nono período (Ensino Fundamental II) de modo a compreender quais as percepções sobre o racismo e a importância dessa discussão na escola. A importância da lei 10639/03 é o fio condutor para que os estudos sobre relações étnico-raciais sejam abordadas em sala de aula.
Abstract: This work consists of a study about how the Afro-Brazilian History and Culture is developed, which is offered in the municipal schools of the town of Olho D'Água do Casado-AL, whose main objective is to analyze how the discipline AfroBrazilian History and Culture is taught and if the teacher had / has adequate training to work with the subject; however the data collection was done in only one municipal school. We will bring as theoretical contribution studies from an anti-racist perspective. The methodology used was qualitative in which we conducted interviews with the teacher responsible for the implementation of the discipline; a coordinator, a teacher and two students from the ninth grade (Elementary School II) in order to understand the perceptions about racism and the importance of this discussion in school. The importance of Law 10639/03 is the guiding line for studies on ethnic-racial relations to be addressed in the classroom.
Palavras-chave: História e Cultura afro-brasileira
Ensino e aprendizagem
Ensino fundamental
Racismo
Olho d'Água do Casado - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de História
Citação: SANTOS, Marciane de Souza. O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3672
Data do documento: 9-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de história e cultura afro-brasileira: contribuindo com o combate ao racismo no ambiente escolar.pdf466.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.