06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3669
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso de tecnologias no ensino de geografia: possibilidades acerca da utilização de geotecnologias nas aulas de cartografia no ensino médio
Autor(es): Feitoza, Leandro Bezerra
Primeiro Orientador: Fechine, José Alegnoberto Leite
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Ricardo Santos de
Resumo: O presente trabalho trata de um estudo que visa apresentar alternativas frente às dificuldades encontradas ao se trabalhar com recursos tecnológicos em sala de aula na disciplina de Geografia, com ênfase no ensino de cartografia. Para isso, propõe-se a utilização de Geotecnologias enquanto auxiliadoras no processo de construção de conhecimentos cartográficos em turmas do Ensino Médio. Sabe-se que a adequação aos avanços alcançados no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no contexto educacional no Brasil, em especial nas escolas da rede pública de Ensino Básico, não se deu por igual e isso deu origem a defasagens que variam de acordo com cada instituição de ensino, entre as principais delas estão: a ausência ou limitação dos recursos tecnológicos nas escolas, o despreparo de docentes para o manuseio dessas tecnologias e o seguimento à risca do método tradicional de ensino por alguns professores, que acaba, por consequência, limitando o número possibilidades existentes no processo de ensino-aprendizagem. Com relação à metodologia adotada para a construção desse trabalho, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico em que as principais transformações ocorridas na esfera educacional do país, no âmbito do ensino de Geografia e da Cartografia Escolar foram contextualizadas, logo após foram apresentadas possibilidades para a aplicação de ferramentas geotecnológicas no contexto da cartografia escolar. Posteriormente, foi realizado o levantamento de dados mediante pesquisa quantitativa realizada na Escola Estadual Luiz Augusto Azevedo de Menezes, localizada na cidade de Delmiro Gouveia – AL, a fim de traçar um diagnóstico de cunho mais específico e confrontar os resultados obtidos na prática com o que foi colocado de forma teórica. Verificou-se, nas turmas participantes, que há um déficit no sentido do domínio de noções básicas de cartografia, pois boa parte dos alunos demonstrou sentir dificuldades em algumas questões que foram colocadas, ao mesmo tempo em que foi manifestado, na sua grande maioria, o interesse por ferramentas geotecnológicas utilizadas na Geografia, tais como o Google Earth e Google Maps, bem como a utilização de sites orientados pelo professor direcionados ao contexto geográfico. Portanto, se faz de extrema importância a construção desse trabalho, levando em consideração as contribuições que o mesmo promove tanto para a Ciência Geográfica, quanto para os docentes que atuam nela.
Abstract: The present work deals with a study that aims to present alternatives to the difficulties encountered when working with technological resources in the classroom in the discipline of Geography, with emphasis on the teaching of cartography. For this, it is proposed the use of Geotechnologies as aids in the process of construction of cartographic knowledge in high school classes. It is known that the adequacy to the advances reached in the field of Information and Communication Technologies (ICTs) in the educational context in Brazil, especially in public schools of Basic Education, was not given equal and this gave rise to lags that vary according to each educational institution, the main ones are: the absence or limitation of technological resources in schools, the lack of preparation of teachers for the handling of these technologies and the strict follow-up of the traditional method of teaching by some teachers, consequently limiting the number of possibilities in the teaching-learning process. Regarding the methodology adopted for the construction of this work, a bibliographical survey was first carried out in which the main transformations occurred in the educational sphere of the country, in the scope of the teaching of Geography and School Cartography were contextualized, soon after were presented possibilities for the application of geotechnical tools in the context of school cartography. Subsequently, the data collection was carried out by means of a quantitative research carried out at the Luiz Augusto Azevedo de Menezes State School, located in the city of Delmiro Gouveia - AL, in order to draw a more specific diagnosis and compare the results obtained in practice with what was placed theoretically. In the participant classes, it was found that there is a deficit in the sense of mastery of cartographic basics, since a good part of the students showed difficulties in some of the questions that were posed, while at the same time, the interest in geotechnical tools used in Geography, such as Google Earth and Google Maps, as well as the use of teacheroriented sites geared to the geographical context. Therefore, it is extremely important to build this work, taking into account the contributions that it promotes both for Geographical Science and for the teachers who work in it.
Palavras-chave: Geografia
Estudo e ensino
Cartografia
Tecnologias educacionais
Inovações educacionais
Geotecnologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: FEITOZA, Leandro Bezerra. O uso de tecnologias no ensino de geografia: possibilidades acerca da utilização de geotecnologias nas aulas de cartografia no ensino médio. 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3669
Data do documento: 19-out-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.