06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3655
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee1Rangel, Heder Cleber de Castro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6579805618064317pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122980503140032pt_BR
dc.creatorRibeiro, Elizabeth da Rocha-
dc.date.accessioned2019-01-02T13:23:36Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-02T13:23:36Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Elizabeth da Rocha. Estórias sobre os nossos tons: usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantil. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3655-
dc.description.abstractIn this monograph we sought to present the role that children's literature exercises within the educational scenario as a pedagogical resource to be used to construct the identity of the child, in particular the Afro-Brazilian child. It aims to analyze the contribution or not of this tool for the identity formation of the child and its importance in the inclusion of the school context. In this context, literature establishes a relationship of knowing the world by providing the child with knowledge and expanding historical and cultural references, combating prejudice and racism. Through theoretical references, reading and analysis of various works and authors, which contemplate in their speeches the importance of understanding how children in their relationships build a prejudiced and essential reality for the deconstruction of racism in the social order, built undeniably in the adult world, but nevertheless they are no longer the target of child observation. It is proposed that Literature as an art and craft prioritize an education where diversity both in social aspects and in the cultural aspect within schools raise children's self-esteem, leading them to recognize themselves as protagonists of their own history without having to experience the stigma of prejudice that is intrinsically linked to its daily life and motivates it to establish a collective construction for the deconstruction of segregationism within the school and in all society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleEstórias sobre os nossos tons; usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantilpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoNesta monografia através de pesquisa bibliográfica buscou-se, apresentar o papel que a literatura infantil exerce dentro do cenário educacional como recurso pedagógico a ser utilizado para construção da identidade da criança em particular a criança Afrobrasileira. Objetivou analisar a contribuição ou não desta ferramenta para formação identitária da criança e sua importância na inclusão do contexto escolar. Nesse contexto a literatura estabelece uma relação de conhecer o mundo oportunizando a criança a obter conhecimentos e ampliar referenciais históricos e culturais combatendo o preconceito e o racismo. Por meio de referenciais teóricos leitura e análise de diversas obras e autores, tais como:Cavalleiro (2012), Delors (1999), Duarte (2004), Mariosa (2011), Munanga (2005) que contemplam em seus discursos a importância de entender como crianças, em suas relações entre si constroem uma realidade preconceituosa e essencial para desconstrução do racismo na ordem social, construído inegavelmente no mundo adulto, mas que nem por isso deixam de ser alvo da observação infantil. Propõem-se que a literatura como arte e ofício, priorize uma educação na qual a diversidade, tanto nos aspectos sociais quanto no aspecto cultural, no interior das escolas elevem a autoestima das crianças, levando-as a reconhecerem-se como protagonistas de sua própria história sem ter que vivenciar o estigma do preconceito que esta intrinsicamente ligado ao seu dia-a-dia e a motive a estabelecer uma construção coletiva para desconstrução do segregacionismo dentro da escola e em toda sociedade.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estórias sobre os nossos tons: usos e apropriações da literatura afro-brasileira na educação infantil.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.