06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029682565822157pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5980373672920412pt_BR
dc.creatorSilva, Heloísa Cecília de Araújo-
dc.date.accessioned2019-01-02T13:10:12Z-
dc.date.available2018-12-19-
dc.date.available2019-01-02T13:10:12Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Heloísa Cecília de Araújo. Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3654-
dc.description.abstractHoy, en lo que se refiere a los métodos de enseñanza, desde la educación infantil a la enseñanza superior, viene pasando por varias transformaciones. El alumno necesita no sólo ser alfabetizado, ahora necesita ser letrado, es decir, no sólo conocer los signos y símbolos de su lengua, sino saber interpretarlos para comprenderlos y usarlos en su vida social, política e histórica. En el marco de esta premisa, esta investigación buscó analizar los conceptos y la importancia de alfabetizar marcando a través del uso de diversos géneros, escritos y digitales, así como contextualizar algunos conceptos de alfabetización y letra, mostrar la importancia de la sociedad de acceder a las TDIC, por fin abordar posibilidades educativas, a través de un curso de formación para profesores de dos escuelas públicas, que contemplen actividades destinadas a alfabetizar y letrar por medio de las TDIC. El presente estudio es de un enfoque cualitativo, de carácter exploratorio. En el caso de que se trate de una de las más importantes de la historia de la humanidad, se trata de un proceso que, , Lévy (2003), Maturana y Varela (2001) entre otros. A partir de las referencias citadas anhelamos reflexionar sobre cómo el letramento unido a las TDIC puede contribuir a la mejora de la calidad de la enseñanza y del aprendizaje de la lectura y la escritura. Teniendo en cuenta que en las prácticas escolares pretendemos formar lectores proficientes, no nos cabe elegir entre alfabetizar o letrar lo que se hace necesario es alfabetizar letrando.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subjectArapiraca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleLetramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - ALpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoOs métodos de ensino utilizados, desde a educação infantil ao ensino superior, vem passando por várias transformações. O aluno precisa não apenas ser alfabetizado, agora precisa ser letrado, ou seja, não apenas conhecer os signos e símbolos de sua língua, mas saber interpretá-los compreendê-los e usá-los na sua vida social, política e histórica. Diante dessa premissa, esta pesquisa buscou analisar os conceitos e a importância de alfabetizar letrando através do uso de diversos gêneros, escritos e digitais como também, contextualizar alguns conceitos de alfabetização e letramento, mostrar a importância da sociedade de ter acesso às tecnologias da informação e comunicação TDIC, e, por fim abordar possibilidades educativas, por meio de um curso de formação para professores de duas escolas públicas, que contemplem atividades destinadas a alfabetizar e letrar por meio das TDIC. O presente estudo é de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. Nos apoiamos em um levantamento da fortuna crítica de Soares (2001), Rojo, (2009), Marcuschi (2008) a respeito de alfabetização e letramento e uso dos gêneros na sala de aula, além de noções teóricas da comunicação com Bourdieu (1997), Lévy (2003), Maturana e Varela (2001) entre outros. A partir das referências citadas almejamos refletir sobre como o letramento unido as TDIC pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo em vista, que nas práticas escolares pretendemos formar leitores proficientes, não nos cabe escolher entre alfabetizar ou letrar o que torna-se necessário é alfabetizar letrando.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento e TDIC: uma experiência nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca - AL.pdf1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.