06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Especialização
Título: O processo de ensino e aprendizagem nas escolas do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no município de Delmiro Gouveia - Alagoas
Autor(es): Oliveira, José Fábio
Primeiro Orientador: Costa, Adriana Deodato
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Kleber Costa da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Beatriz Araújo da
Resumo: O presente estudo tem como temática o processo de ensino e aprendizagem nas escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no município de Delmiro Gouveia – Alagoas, uma vez que vem se construindo ao longo dos tempos um riquíssimo processo histórico, educativo e cultural no MST e nos movimentos sociais em geral, que necessita ser valorizado, respeitado, interpretado e pesquisado com mais atenção pelos criadores de materiais didáticos e currículos, pelos formadores de políticas públicas, pelas agências de pesquisa, pelos programas de formação de educadores, pelas Universidades e pelos cursos de graduação e pós-graduação. A humanidade carece de uma educação que contemple os seus anseios por justiça social e vida digna, baseado nisso este trabalho destaca a importância de um estudo mais aprofundado sobre o processo educativo existente nos movimentos sociais, e mais precisamente no MST. O procedimento metodológico compreende uma pesquisa bibliográfica e um trabalho de coleta de dados, através de entrevistas com professores e pessoas responsáveis pela educação no MST e a trabalhadores e trabalhadoras rurais sem terra residentes no assentamento Jurema. Na intenção de ajustar essas questões mais intensamente, além de consultar um expressivo acervo produzido pelo próprio MST, alguns autores serão prioritários como: Caldart (2004); Bogo (2008); Castro (1991); entre outros. A pesquisa objetiva analisar qual a concepção de ensino e aprendizagem na escola do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Assentamento Jurema, Delmiro Gouveia – Alagoas, buscando diagnosticar como é concebida a escola do Campo nos povoados, acampamentos e assentamentos no município, apreciando a prática educativa do MST e os princípios que norteiam a escola no assentamento. Como recomendações de novos estudos nota-se a necessidade de se pesquisar mais intensamente sobre o fechamento das escolas do campo no município de Delmiro Gouveia.
Abstract: The present study has as its theme the teaching and learning process in schools of the Landless rural Workers Movement in the municipality of Delmiro Gouveia - Alagoas, since a very rich historical, educational and cultural process has been built over time in the MST and in social movements in general, which needs to be valued, respected, interpreted and researched with more attention by the creators of teaching materials and curricula, by public policy makers, research agencies, educator training programs, universities and courses undergraduate and postgraduate courses. Humanity lacks an education that contemplates its longings for social justice and dignified life. Based on this, this work highlights the importance of a more in-depth study of the educational process existing in social movements, and more precisely in the MST. The methodological procedure comprises a bibliographical research and a collection work, through interviews with persons responsible for education in the MST and to rural landless workers residing in the Jurema settlement In order to adjust these issues more intensely, in addition to consulting an expressive collection produced by the MST itself, some authors will be prioritized as: Caldart (2004); Bogo (2008); Castro (1991); among others. The objective of this research is to analyze the conception of teaching and learning in the Jurema Rural Landless Workers' Movement school, Delmiro Gouveia - Alagoas, in order to diagnose how the Campo school is conceived in the villages, encampments and settlements in the municipality, appreciating the practice and the principles that guide the school in the settlement. As recommendations for new studies, it is necessary to investigate more closely the closure of the rural schools in the municipality of Delmiro Gouveia.
Palavras-chave: Educação
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Ensino e aprendizagem
Delmiro Gouveia - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: OLIVEIRA, José Fábio. O processo de ensino e aprendizagem nas escolas do movimento dos trabalhadores rurais sem terra no município de Delmiro Gouveia - Alagoas. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3647
Data do documento: 29-ago-2018
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