06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3643
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Fernando Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3939158456013182pt_BR
dc.contributor.referee2Camêlo, Ana Rísia Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3419675609798570pt_BR
dc.creatorSantos, Jane Oliveira da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-20T20:06:40Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T20:06:40Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Jane Oliveira da Silva. O (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem. 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3643-
dc.description.abstractThe present study deals with thermal (dis)comfort in the classroom, as possible intensifier of difficulties in the learning process. It is lived in a semi-arid region, where temperatures are high all year round, so this research is justified, as it aims to investigate if the thermal conditioning influences the learning, which may interfere and/or impair the student's learning. The object of study is a public school of the municipal school network, located in the city of Delmiro Gouveia/AL. This school unit will be analyzed using quantitative and qualitative research. The data collection instrument will be a questionnaire applied to teachers and students; using also as technique the observation of the school routine and the measurement of temperatures and relative humidity of the air. From the analyzes to be obtained, it‟s intended to show if there is thermal (dis)comfort in the classroom, especially in the hottest periods of the year, and if there is interference in the learning process and if this disrupts the development, that it favors the good performance, whose goal is the construction of knowledge. The development of the present study made it possible to perceive that thermal (dis)comfort at least hinders the teaching and learning process, when it causes disturbances in the order of the class and in the health of students and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleO (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagempt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre o (des)conforto térmico na sala de aula, como possível intensificador das dificuldades no processo de aprendizagem. Vive-se numa região semiárida, onde as temperaturas são altas o ano inteiro, por isso está investigação se justifica, pois tem por objetivo investigar se os condicionantes térmicos influenciam o aprendizado, podendo interferir e/ou prejudicar o aprendizado do aluno. O objeto de estudo trata-se de uma escola pública da rede municipal de ensino, situada no município de Delmiro Gouveia/AL. Esta unidade escolar será analisada utilizando-se a pesquisa quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados será um questionário aplicado a professores e alunos; utilizando também como técnica a observação do cotidiano escolar e medição de temperaturas e umidade relativa do ar. A partir das análises a serem obtidas, pretende-se mostrar se existe o (des)conforto térmico na sala de aula, especialmente nos períodos mais quentes do ano, e se existe a interferência no processo do aprender e se isso atrapalha o desenvolver, que lhe favoreça o bom desempenho, que tem como objetivo final a construção do conhecimento. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou perceber que o (des)conforto térmico ao menos atrapalha o processo de ensino e aprendizagem, quando causa perturbações na ordem da sala e na saúde dos estudantes e professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.