Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3643
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fechine, José Alegnoberto Leite | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0122734956600182 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Fernando Pinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3939158456013182 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Camêlo, Ana Rísia Soares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3419675609798570 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Jane Oliveira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T20:06:40Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20 | - |
dc.date.available | 2018-12-20T20:06:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-29 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jane Oliveira da Silva. O (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem. 2018. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3643 | - |
dc.description.abstract | The present study deals with thermal (dis)comfort in the classroom, as possible intensifier of difficulties in the learning process. It is lived in a semi-arid region, where temperatures are high all year round, so this research is justified, as it aims to investigate if the thermal conditioning influences the learning, which may interfere and/or impair the student's learning. The object of study is a public school of the municipal school network, located in the city of Delmiro Gouveia/AL. This school unit will be analyzed using quantitative and qualitative research. The data collection instrument will be a questionnaire applied to teachers and students; using also as technique the observation of the school routine and the measurement of temperatures and relative humidity of the air. From the analyzes to be obtained, it‟s intended to show if there is thermal (dis)comfort in the classroom, especially in the hottest periods of the year, and if there is interference in the learning process and if this disrupts the development, that it favors the good performance, whose goal is the construction of knowledge. The development of the present study made it possible to perceive that thermal (dis)comfort at least hinders the teaching and learning process, when it causes disturbances in the order of the class and in the health of students and teachers. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | O (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Especialização | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre o (des)conforto térmico na sala de aula, como possível intensificador das dificuldades no processo de aprendizagem. Vive-se numa região semiárida, onde as temperaturas são altas o ano inteiro, por isso está investigação se justifica, pois tem por objetivo investigar se os condicionantes térmicos influenciam o aprendizado, podendo interferir e/ou prejudicar o aprendizado do aluno. O objeto de estudo trata-se de uma escola pública da rede municipal de ensino, situada no município de Delmiro Gouveia/AL. Esta unidade escolar será analisada utilizando-se a pesquisa quanti-qualitativa. O instrumento de coleta de dados será um questionário aplicado a professores e alunos; utilizando também como técnica a observação do cotidiano escolar e medição de temperaturas e umidade relativa do ar. A partir das análises a serem obtidas, pretende-se mostrar se existe o (des)conforto térmico na sala de aula, especialmente nos períodos mais quentes do ano, e se existe a interferência no processo do aprender e se isso atrapalha o desenvolver, que lhe favoreça o bom desempenho, que tem como objetivo final a construção do conhecimento. O desenvolvimento do presente estudo possibilitou perceber que o (des)conforto térmico ao menos atrapalha o processo de ensino e aprendizagem, quando causa perturbações na ordem da sala e na saúde dos estudantes e professores. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O (Des)conforto térmico na sala de aula: dificuldades de aprendizagem.pdf | 1.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.