06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3638
Tipo: Especialização
Título: Quem sou eu, quem somos nós? conhecendo os processos identitários dos alunos da escola municipal Francisco Pereira Leite da comunidade Serra das Viúvas, Água Branca - Alagoas
Autor(es): Santos, Luciene Gomes dos
Primeiro Orientador: Souza, Ângela Fagna Gomes de
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Gustavo Manoel da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ana Cristina Conceição
Resumo: Este trabalho trata sobre o processo identitário dos alunos da escola Municipal Francisco Pereira Leite, localizada na comunidade serra das Viúvas, município de Água Branca/Alagoas. O interesse em pesquisar a temática surgiu a partir da curiosidade de conhecer uma comunidade Quilombola, em especial a Serra das Viúvas, bastante falada pelos visitantes e apesar de morar na mesma cidade, desconhecia sua realidade, seu modo de vida, seus costumes. Entendemos que é de fundamental importância conhecer como ocorrem os processos identitários dos alunos da comunidade Quilombola, uma forma dos alunos se perceberem enquanto sujeitos da sociedade em que vivem e entenderem que eles possuem uma história de vida diferenciada, fazem parte de uma família, de grupos sociais e pertencem a uma comunidade. Dentro desse contexto levantaremos algumas inquietações como: O que é ser quilombola? Como as crianças se identificam nesse processo e como se deu ou e se dá a luta pelos seus direitos? Qual o elo entre a escola e a comunidade quilombola? Inicialmente realizamos pesquisas de campo para observar os alunos e professores, acompanhando e registrando as atividades relacionadas aos processos identitários desenvolvidos em sala de aula. Em seguida, fizemos entrevistas com a líder da comunidade e alguns moradores que vivenciaram o processo histórico pela qual a mesma perpassou, até ser reconhecida como comunidade Quilombola. Para fundamentar nosso estudo recorremos a algumas Leis e autores que serviram de aportes teóricos para nossa pesquisa tais como; a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola, o Artigo 68 do ADCT e 215 e 216 da Constituição da República que determina a regularização territorial das comunidades quilombolas e protegem suas culturas; o Decreto nº 4887 de 20 de novembro de 2003, que regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos, a Constituição Federal de 1988. Utilizamos ainda os seguintes autores: Haall (2006), Castells (1999), Johnson (2006), Braga e Duarte, (2014); Silva (2015) além de teses, dissertações e TCCs. Referências cujo enfoque teórico permite apresentar questões conceituais importantes no âmbito da educação Quilombola. O objetivo principal deste trabalho é analisar os processos identitários de um grupo de crianças da escola Municipal Francisco Pereira Leite da comunidade Serra das Viúvas - Água Branca Alagoas. Assim como, conhecer o processo histórico de formação da comunidade e analisar a inserção da escola Municipal neste contexto. Consideramos que o trabalho desenvolvido poderá ser de grande valia para a comunidade serra das Viúvas, assim como auxiliar os docentes e discentes nas atividades pedagógicas, colaborando com a sociedade a tecer reflexões sobre a formação das comunidades Quilombolas e as formas de afirmação identitária no ambiente escolar, suas potencialidades e principais desafios.
Abstract: This paper deals with the identity process of the students of the Municipal School Francisco Pereira Leite located in the community of Serra das Viúvas, in the municipality of Água Branca / Alagoas. The interest in researching the theme emerged from the curiosity to know a Quilombola community, especially the Serra das Viúvas community, widely spoken by visitors and especially the fact that people who live in the same city did not know this reality, the way of life and their customs. We understand that it has fundamental importance to know how the identity processes of the students of the Quilombola community occur, a way for the students to perceive themselves as subjects of the society in which they live and to understand that they have a differentiated life history, are part of a family, and belong to a community. Within this context we will raise some concerns such as: What is being a quilombola person? How do children identify in this process and how did the fight for their rights take place? What is the link between the school and the quilombola community? Initially we conducted field research to observe students and teachers, tracking and recording activities related to the identity processes developed in the classroom. We then conducted interviews with the community leader and some residents who experienced the historical process through which it passed until it was recognized as a Quilombola community. To base our study we resort to some Laws and authors that served as theoretical contributions for our research such as; the National Education Guidelines and Bases Law - LDB nº 9394/96: the National Curricular Guidelines for Quilombola Education, Article 68 of the ADCT and 215 and 216 of the Constitution of the Republic that determines the territorial regularization of quilombola communities and protect their cultures ; Decree No. 4887 of November 20, 2003, which regulates the procedure for the identification, recognition, delimitation, demarcation and titling of lands occupied by remnants of quilombo communities, the Federal Constitution of 1988. We also use the following authors: Haall (2006), Castells (1999), Johnson (2006), Braga and Duarte, (2014); Silva (2015) in addition to theses, dissertations and final papers. References whose theoretical approach allows to present important conceptual questions in the context of Quilombola education. The main objective of this work is to analyze the identity processes of a group of children from the Municipal School Francisco Pereira Leite in the Serra das Viúvas - Água Branca Alagoas community. As well, to know the historical process of community formation and to analyze the insertion of the municipal school in this context. We believe that the work developed can have great value to the community of Widows, as well as to help teachers and students in pedagogical activities, collaborating with society to create reflections on the formation of Quilombola communities and the forms of identity affirmation in the school environment , its potentialities and main challenges.
Palavras-chave: Educação
Comunidade quilombola
Identidade
Quilombolas
Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SANTOS, Luciene Gomes dos. Quem sou eu, quem somos nós? conhecendo os processos identitários dos alunos da escola municipal Francisco Pereira Leite da comunidade Serra das Viúvas, Água Branca - Alagoas. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3638
Data do documento: 7-jun-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.