06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5674284994338873pt_BR
dc.contributor.referee1Sobral, Marcos Paulo de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2250848145374993pt_BR
dc.contributor.referee2Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958pt_BR
dc.creatorMonteiro, Meire Loane Batalha-
dc.date.accessioned2018-12-20T19:01:58Z-
dc.date.available2018-12-20T19:01:58Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Meire Loane Batalha. A representação da família através dos desenhos de estudantes de uma escola pública do município de Delmiro Gouveia - AL. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3634-
dc.description.abstractThe present study is the result of a research of a qualitative nature, of the exploratory type, being characterized as a case study, carried out in a school of the Municipal network of Delmiro Gouveia - AL, with a class of progression. The purpose of this paper is to analyze the drawings of the family made by students of elementary school, observing how these come their families and how this can relate to the attitudes of the students in the classroom. It is supported by the theoretical support of some authors, such as Ariés (2006), Biaggio (2011), Ludke and André (2012), Merleau-Ponty (2006) and Greig (2004) and social emergence of the family, on research methodology and dialogue with the analyzes of the drawings. To carry out the research, the group was observed, the interview with the teacher was developed and 12 drawings of the students' families were analyzed. This work points out some discussions such as how to think about the progression class curriculum, how the family participates in school, whether peacefully or not, among other issues. Through this research it is concluded that the family-school relationship happens in a difficult and precarious way, and may interfere with the children's learning, but through sensitivity, the teacher helps the children to develop beyond the classroom, makes the act of teach more meaningful and enjoyable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectRepresentação familiarpt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleA representação da família através dos desenhos de estudantes de uma escola pública do município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, se caracterizando como um estudo de caso, realizado em uma escola da rede Municipal de Delmiro Gouveia – AL, com uma turma de progressão. Apresenta-se como objetivo analisar os desenhos da família feitos por estudantes do ensino fundamental, observando como estes vem suas famílias e como isso pode se relacionar com as atitudes dos estudantes em sala de aula. Conta-se com o suporte teórico de alguns autores, como por exemplo: Ariés (2006), Biaggio (2011), Ludke e André (2012), Merleau-Ponty (2006), Greig (2004), que tratam de conceitos, concepções e surgimento social da família, sobre metodologia da pesquisa e dialogam com as análises dos desenhos. Para efetivação da pesquisa, realizou-se a observação da turma, foi desenvolvido a entrevista com a docente e foram analisados 12 desenhos de famílias dos estudantes. Este trabalho aponta algumas discussões como por exemplo: como pensar o currículo de turma de progressão, como a família participa da escola, se pacificamente ou não, dentre outras questões. Através dessa pesquisa conclui-se que a relação família-escola acontece de forma difícil e precária, podendo atrapalhar na aprendizagem das crianças, mas através da sensibilidade, pelo docente, auxilia as crianças a desenvolverem para além da sala de aula, torna o ato de ensinar mais significativo e prazeroso.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.