00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.advisor-co1Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee1Silva Sobrinho, Helson Flavio da-
dc.contributor.referee1LattesSILVA SOBRINHO, H. F.por
dc.creatorMachado, Fabiano Duarte-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2063267245239005por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:56Z-
dc.date.available2012-09-19-
dc.date.available2015-08-25T18:16:56Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationMACHADO, Fabiano Duarte. Os limites do discurso da igualdade racial no Brasil. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/361-
dc.description.abstractThis paper aims to point out the limits of the discourse of equality and racial democracy in Brazil developed by the government of President Luiz Inácio Lula da Silva as well as his opponents of affirmative action policies which in his criticism recover the memory of democracy of races in Brazil, trying to put an end to all contradictions of Brazil s historical formation. To develop this analysis we set out from the particularities of the State in Brazil, from the classical concepts, developing the construction of Brazil as a nation and its educational project over the centuries. The formation of black identity has also been processed from the theoretical influences of the abolitionist process to fully develop the conditions of production of the discourse of racial democracy. To develop our analysis we use the theoretical and methodological framework of its discourse analysis. Through the categories of production conditions, ideological formation, discursive formation, memory, implicit and silencing, we show from the speech of the government and its opponents the limits of such policies.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectRacial democracyeng
dc.subjectState and ideologyeng
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectDemocracia racialpor
dc.subjectEstado e ideologiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs limites do discurso da igualdade racial no Brasilpor
dc.title.alternativeThe limits of the discourse of racial equality in Brazileng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo apontar os limites do discurso da igualdade e da democracia racial desenvolvido no Brasil respectivamente pelo governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo seus opositores nas políticas afirmativas que em suas críticas resgatam a memória da democracia das raças no Brasil, na tentativa de apagar as contradições da formação histórica brasileira. Para desenvolver essa análise partimos das particularidades do Estado no Brasil, desde as concepções clássicas, desenvolvendo a construção do Brasil como Estado nação e seu projeto educacional ao longo dos séculos. A formação da identidade negra também foi trabalhada a partir das influências teóricas do processo abolicionista, para assim desenvolver as condições de produção do discurso de democracia racial. Para efetivar nossa análise, utilizamos o referencial teórico metodológico da Análise do Discurso. Mediante as categorias condições de produção, formação ideológica, formação discursiva, memória, implícito e silenciamento mostramos, a partir das falas do governo e de seus opositores os limites das referidas políticas.por
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