00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: O Discurso Sobre o Trabalho Docente em Textos Jornalísticos: Sentido, História e Memória
Título(s) alternativo(s): The discourse on teaching work in the journalistic text: sense, history and memory
Autor(es): Lima, José Edson Ferreira
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
metadata.dc.contributor.referee2: Medeiros, Cláudia Cristina da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a discussão sobre o papel do professor no contexto educacional brasileiro. De forma específica, a partir do entendimento de que o discurso é práxis humana que só pode ser compreendida a partir do conhecimento das contradições sociais que possibilitam sua objetivação, buscamos desvelar as condições de produção que possibilitaram o surgimento do discurso acerca do trabalho docente, a memória que retorna produzindo efeitos de sentido que contribuem para a reprodução da visão de trabalho docente como sacerdócio, culpabilizando o professor pelo fraco desempenho das escolas públicas nos exames nacionais. Para tanto, utilizaremos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso proposta por Michel Pêcheux (1988; 1990), acrescendo uma interlocução com Bakhtin (2006) e Lukács (2013). A partir desses pressupostos, analisaremos as determinações ideológicas produtoras de sentido em sequências discursivas de editoriais de alguns jornais brasileiros. Essa perspectiva teórica possibilita o desvelamento das contradições e embates ideológicos que determinam os efeitos de sentido sustentadores das materialidades. Permite-nos também observar que o discurso materializado nos editoriais corresponde à formação ideológica do Capital, com uma formação discursiva conservadora e reacionária, a qual se caracteriza por recriminar a greve do magistério e rememorar o discurso da missão/vocação do professor.
Abstract: This work aims to contribute to the discussion about the role of teachers in the brazilian educational context. Specifically, based on the understanding that discourse is a human praxis that can only be understood from the knowledge of the social contradictions that enable its objectification, we seek to unveil the conditions of production that enabled the emergence of discourse about teaching work, memory that returns producing meaning effects that contribute to the reproduction of the vision of teaching work as priesthood, blaming the teacher for the poor performance of public schools in the national exams. For that, we will use the theoretical-methodological assumptions of Discourse Analysis proposed by Michel Pêcheux (1988, 1990), adding an interlocution with Bakhtin (2006) and Lukács (2013). From these assumptions, we will analyze the ideological determinations producing meaning in discursive sequences of editorials of some brazilian newspapers. This theoretical perspective allows the unveiling of contradictions and ideological clashes that determine the sense effects of the materialities. It also allows us to observe that the discourse materialized in editorials corresponds to the ideological formation of Capital, with a conservative and reactionary discursive formation, which is characterized by recriminating the teaching strike and recalling the discourse of the teacher's mission / vocation.
Palavras-chave: Trabalho Docente
Mídia
Discurso
Memória discursiva
Educação
Teaching work
Media
Speech
Discursive memory
Education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LIMA, José Edson Ferreira. O Discurso Sobre o Trabalho Docente em Textos Jornalísticos: Sentido, História e Memória. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3614
Data do documento: 26-jul-2018
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