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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/359
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Construction co-enunciative du discours direct dans le processus d écriture de bande dessinée dans le 2º année d école primaire |
Autor(es): | Braga, Kall Anne Sheyla Amorim |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Eduardo Calil de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Lopes, Adna de Almeida |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Maria Inez Matoso |
metadata.dc.contributor.referee3: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
Resumo: | Este trabalho discute como se pode realizar a escritura do discurso direto, caracterizando a fala de personagens de histórias em quadrinhos, em sala de aula, por alunos recém-alfabetizados. Para tal, a pesquisa incide sobre os momentos em que Ana e Maria combinam e, em seguida, escrevem (ou não) o discurso direto, em dois manuscritos escolares. A análise é realizada na interface teórica dos estudos em Genética de Textos e Linguística da Enunciação. O corpus provém do projeto didático Gibi na Sala que, dentre outros pontos, apreendeu propostas de produção de texto em que os alunos, em duplas, combinaram e escreveram o que poderia acompanhar histórias em quadrinhos da Turma da Mônica, destituídas de marcas linguísticas e de indicações gráficas de balões. Como forma de registro e coleta desses processos de escritura em ato, ou seja, da combinação à escrita da história no manuscrito, uma mesma díade foi filmada, durante a realização de duas propostas diferentes. Para a transcrição desses registros audiovisuais foi utilizado o software Eudico Linguistic Annotator. Em linhas gerais, no primeiro manuscrito, O Cebolinha trapalhado , o discurso direto é sobreposto por estruturas tanto descritivas quanto relacionadas linguisticamente ao discurso indireto. No segundo, O meu cachorro é dorminhoco , apesar do cruzamento entre descrição, discurso indireto e discurso direto, este último é materializado na folha de papel, diferente do primeiro manuscrito escolar registrado na pesquisa. Esses indícios suspendem transparências na escritura do discurso direto em sala de aula, ao apontar, para um triplo movimento, entre scriptor, texto em curso e o gênero histórias em quadrinhos, além de poder contribuir com discussões relativas à produção de texto, em contexto escolar. |
Palavras-chave: | Langue portugaise - Salle de classe Processus d écriture en acte Bande dessinée Discours direct Língua portuguesa - Sala de aula Processos de escritura em ato Histórias em quadrinhos Discurso direto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BRAGA, Kall Anne Sheyla Amorim. Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/359 |
Data do documento: | 15-fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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Construção co-enunciativa do discurso direto em processos de escritura de histórias em quadrinhos no 2º ano do ensino fundamental.pdf | 4.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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