06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Suana Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7017692494466609pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Kleber Costa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3096291716476809pt_BR
dc.contributor.referee2Fechine, José Alegnoberto Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122734956600182pt_BR
dc.creatorFreitas, Bruno Ribeiro de-
dc.date.accessioned2018-12-03T14:52:55Z-
dc.date.available2018-12-03T14:52:55Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationFREITAS, Bruno Ribeiro de. O ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino de Jovens e Adultos – EJA : um olhar a partir da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, em Delmiro Gouveia / AL. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Unidade Delmiro Gouveia, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3573-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the teaching of Geography in the modality of Teaching Young and Adults (EJA), based on the national guidelines of the same and the teaching-learning practice at the State School Watson Clementino de Gusmão Silva, in order to understand how it happened the introduction of the teaching of geography in Brazilian education, the difficulties that existed during its introduction, and the difficulties that can be found today, which are more evident in the reports of the educator and the student. Based on what has been observed throughout the Supervised Internship, and in the Internship, which is part of the curriculum of the degree course in Geography, and which in turn contributes to this research, thus expanding the discourse for the proposition of the research. Through this research, authors were used to discuss the history of Geography teaching, and the teaching of youths and adults, as well as an analysis of the Laws and Norms that regulate the teaching modality, as well as the students on the teaching of Geography in the EJA, as well as the educator's report. In this way the work is based on concepts, observations and data collection, consuming in relevant results the research confirming that there are difficulties in understanding what is proposed in the classroom, and that it is necessary a greater appreciation of the discipline, which would help them to better interpret the place they live in and outside the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de jovens e adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA REGIONAL::ANALISE REGIONALpt_BR
dc.titleO ensino-aprendizagem de Geografia no ensino de jovens e adultos - EJA: um olhar a partir da Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, em Delmiro Gouveia / ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoinoaprendizagem na Escola Estadual Watson Clementino de Gusmão e Silva, visando compreender como se deram a introdução do ensino de Geografia na educação brasileira, as dificuldades que existiram ao longo de sua introdução, e as dificuldades que hoje podem ser encontradas que se tornam mais evidentes nos relatos do educador e do educando. Com base no que foi observado ao longo do Estágio, que faz parte da grade curricular do curso de Licenciatura em Geografia e que, por sua vez, contribui para este pesquisa, assim expandindo a discussão para a proposição da pesquisa. Com isso foram utilizados por meio de pesquisa teórica-cientifica autores que discutem sobre a história do ensino de Geografia, e sobre o ensino de jovens e adultos, assim como análise das Leis e Normas que normatizam a modalidade de ensino, como também o relato dos educandos sobre o ensino da Geografia no EJA, assim como o relato do educador. Desta forma, o trabalho se baseia nos conceitos, nas observações e na coleta de dados, consumando em resultados relevantes a pesquisa, constatando que há dificuldades na compreensão do que se é proposto em sala de aula, e que se faz necessário uma maior valorização da disciplina, que os ajudaria a interpretar melhor o lugar em que vive dentro e fora da sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - GEOGRAFIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.