00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Calil de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3por
dc.contributor.referee1Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3por
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francisca Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703664J2por
dc.creatorAssis, Quitéria Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4842667830135683por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:55Z-
dc.date.available2012-09-12-
dc.date.available2015-08-25T18:16:55Z-
dc.date.issued2009-06-19-
dc.identifier.citationASSIS, Quitéria Pereira de. A professora e as propostas de produção de texto em um livro didático de português: mudanças que singularizam a atividade. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Educação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/356-
dc.description.abstractThis study sought to examine the effectiveness of proposed activities for the production of texts included in the textbook Portuguese Project Pitanguá, 3rd grade, a teacher in the municipal schools of the city of Maceió, in the 2007 school year. Our hypothesis is that the effectiveness of proposed production of texts included in the textbook Portuguese, both elements present in the symbolic universe of the teacher as coming from the fundamental relationship between the operators of the language, is made present. We based this theory work in the metaphoric and metonymic processes (LEMOS, 1998, 1997, 1992) and in Figures Other (Dufour, 2000, 2005), representatives of the symbolic universe of the subject. We believe the relevance of this research is in search of trying to understand the relationships established between the proposed production of text inserted into a textbook and the teacher guides. We found that trying to put in place what the textbook suggests, and yet, modify the proposals, the teacher brought his "reading", indicating the emergence of fragments of his symbolic universe (Dufour, 2000) and the characterization of a subject which is a different value to what is proposed in the textbook, placing it as a subject with autonomy in the face of the textbook, through the presence of figures of the Other and the metaphoric and metonymic processes.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTextbook Portugueseeng
dc.subjectProduction of texteng
dc.subjectMetaphoric and metonymic processeseng
dc.subjectSymbolic universeeng
dc.subjectLivro didático de portuguêspor
dc.subjectProdução de textopor
dc.subjectProcessos metafóricos e metonímicospor
dc.subjectUniverso simbólicopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA professora e as propostas de produção de texto em um livro didático de português: mudanças que singularizam a atividadepor
dc.title.alternativeThe teacher and the activities for the production of texts in the textbook of portuguese : changes to single out the activityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho pretendeu analisar a efetivação de propostas de atividades de produção de textos inseridas no livro didático de português Projeto Pitanguá, 3ª série , por uma professora da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, no ano letivo de 2007. Partimos da hipótese de que, na efetivação de propostas de produção de textos inseridas em um livro didático de português, tanto elementos presentes no universo simbólico da professora quanto advindos da articulação entre os operadores fundamentais da linguagem, se presentificam. Fundamentamos teoricamente este trabalho nos processos metafóricos e metonímicos (LEMOS, 1998, 1997, 1992) e nas figuras de Outro (DUFOUR, 2000, 2005), representantes do universo simbólico do sujeito. Acreditamos que a relevância desta pesquisa se encontra na busca de procurar compreender as relações estabelecidas entre as propostas de produção de texto inseridas em um livro didático e a professora que as orienta. Verificamos que ao tentar colocar em funcionamento o que o livro didático sugere e, contudo, modificar as propostas, a professora trouxe sua leitura , indicando a emergência de fragmentos de seu universo simbólico (DUFOUR, 2000) bem como a caracterização de um sujeito que constitui um valor diferente para aquilo que é proposto no livro didático, colocando-a como um sujeito com autonomia diante do livro didático, através da presença das figuras de Outro e dos processos metafóricos e metonímicos.por
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